top of page
  • Raquel Nogueira

VIAJANDO COM PONTOS


Texto de Raquel Nogueira- economista



Aprenda como viajar todos os anos sem gastar dinheiro do seu bolso!


Com o aumento da concorrência, diversas empresas estão empenhadas em fidelizar seus clientes, resultando no surgimento de inúmeros programas de pontos. O objetivo desses programas é manter a fidelidade do cliente, oferecendo vantagens em troca dessa lealdade.

Neste artigo, vou mostrar os passos para você conseguir viajar utilizando apenas os pontos acumulados com seus gastos diários.


Primeiros Passos


De acordo com a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas no Mercado de Fidelização), em 2022 foram emitidos 509,4 bilhões de pontos, sendo que 15,6% desses pontos expiraram e não foram utilizados. Se você nunca prestou atenção aos seus pontos, a primeira coisa a fazer é verificar se você já acumula pontos. Saiba que muitas pessoas têm pontos e nem mesmo estão cientes disso. Em segundo lugar, informe-se sobre a relação entre pontos e reais/dólares em todos esses programas. A quantidade de pontos que você ganha por cada real/dólar gasto varia de acordo com o cartão de crédito e o estabelecimento. Com essas informações, é possível criar uma estimativa de quantos pontos você pode gerar em um ano.


Direcione Suas Compras


Para acumular pontos, a primeira estratégia é direcionar seus gastos para estabelecimentos e cartões que ofereçam alguma contrapartida, especialmente pontos que possam ser convertidos em milhas aéreas. Analise seus gastos mensais e concentre-os em um cartão de crédito, pois isso gerará pontos. Além dos gastos mensais, às vezes precisamos comprar algo para casa ou substituir um item do nosso guarda-roupa. Antes de efetuar a compra, verifique se há benefício em pontos; alguns estabelecimentos chegam a oferecer 10 pontos por real gasto. Essa estratégia de direcionamento de compras funciona, mas tenha cautela para não sair do orçamento. A ideia é gerar benefícios, não criar problemas. Seja consciente.


Planejando a Viagem


As companhias aéreas são ativas nesse mercado de pontos, oferecendo ótimas promoções. Fique atento para aproveitar essas oportunidades.

Após fazer sua pesquisa, chegou a hora da recompensa e de planejar sua viagem. Verifique seu destino e a quantidade de pontos que possui, e então adquira sua passagem. Se sobrarem alguns pontos, alguns programas permitem trocá-los por diárias de hotel, ou você pode guardá-los para a próxima viagem.





Se deseja começar 2024 com o pé direito, participe da nossa consultoria de planejamento financeiro. Lá, eu te ajudarei a atingir suas metas em 2024. Entre em contato pelo telefone (65) 999930995 ou Instagram @encheobolso.






Siga o Enche o Bolso no Instagram!


Comments


bottom of page