top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp
  • letter
  • Localização

Tempos modernos…

Jefferson Dieckmann

Atualizado: 6 de mar.

Sei que parece conversa de uma pessoa idosa, mas creio ser necessária. Com toda a evolução que estamos assistindo em termos de tecnologia, Internet, emojis e músicas descartáveis, o conhecimento de fatos históricos, fatos importantes ocorridos e até grandes vultos da história estão simplesmente desaparecendo do vocabulário e do conhecimento dos nossos jovens.


Trago aqui, dois exemplos. Um professor de inglês, em sua aula, citou os Beatles, talvez a mais importante banda de rock que já existiu e que abriu caminho para praticamente tudo o que conhecemos em termos de boa música hoje. Para sua surpresa, praticamente nenhum dos seus jovens alunos tinha ouvido falar dos fabulosos músicos britânicos. Na Argentina, tive a oportunidade de perguntar se o público jovem gostam do tango, estilo musical tradicional do país. Para minha surpresa, a resposta foi negativa. Pouquíssimos jovens ouvem tango e praticamente nenhum conhece Carlos Gardel, que foi um expoente deste estilo musical e um dos importantes nomes da história do país. O que estará acontecendo com o conhecimento e a cultura passada aos nossos jovens? Na era dos celulares, o que impera são os vazios vídeos curtos, as dancinhas coreografadas para as lentes, o uso de um idioma que não é o português oficial, etc.


Ressalto que não sou contrário aos novos conhecimentos e nem à constante evolução da tecnologia. Só penso que a história não deveria ser apagada das nossas jovens mentes. O que aconteceu, ainda importa. Foi essa história que nos trouxe até aqui. Não deveríamos simplesmente ignora-la. Não sei se esta reflexão colaborará para que este tema seja levantado. Talvez venha a ser apenas uma mera conversa de alguém saudosista.

Independente disso, acho importante levantar este assunto. E nós ainda nem começamos aqui a falar em Inteligência Artificial. O que ainda devemos esperar?

Comments


RECEBA AS NOSSAS ÚLTIMAS NOVIDADES NO TEU E-MAIL!

© 2008-2022 Agencia Yaih 

Obrigado por nos enviar

bottom of page