Rodrigo Madrid, natural de Pelotas/RS, Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi professor de Canto no Curso de Licenciatura em Música na Universidade Federal de Pelotas/RS e; atuou na Escola Mario Quintana - Pelotas/RS, Escola Imaculada Conceição Pelotas/RS.
Cabe destacar alguns festivais nativistas que Madrid já participou entre eles o 22° Musicanto de Santa Rosa, 2° Campo em Canto de Itaqui, 18° e 19° Vigília da Canção em Cachoeira do Sul, Seiva da Terra FEARG em Rio Grande no qual foi premiado com o 1° lugar e melhor interprete do festival (2008), 1° e 3° lugar (2009) e 3° lugar (2010), 1º e 2° Salamanca da Canção em Pelotas onde foi premiado com o 2° lugar, 16° Estância da canção em São Gabriel, 2° Levante da Canção em Capão do Leão, 3° Ramadinha de Encruzilhada do Sul onde foi premiado com o 2°lugar e melhor intérprete do festival, XVIII Terra e Cor de Pedro Osório e 5º Levante da Canção do Capão do Leão.
Participou na gravação dos Cd’s de artistas como Tiago Souza, Robledo Martins e Grupo Pátria Sulina, pela gravadora VERTICAL.
Em maio de 2010 e 2012, Rodrigo foi convidado pelo vice-prefeito da cidade de Pelotas Fabrício Tavares para realizar seu show no evento da primeira edição “CrucerodelAmistad” que traz embarcações da Argentina e Uruguai. Em novembro de 2010, participou do festival “Fiesta CaminodelGaucho” em Dolores, província de Buenos Aires – Argentina, onde representou a delegação brasileira no evento.
Dos projetos que desenvolveu com várias matérias sobre o sucesso dos projetos em jornais e blogs da cidade destaca-se: Em junho de 2008 desenvolveu no Teatro Sete de Abril com grande sucesso, o projeto chamado “Festivais a fora”, onde abordou a temática da nova música nativista produzida no estado, linha esta, desenvolvida pelo artista.
No ano de 2011, Rodrigo Madrid apresentou no Sete ao Entardecer para o público de Pelotas seu projeto chamado “Coração de Guitarreiro” onde aborda músicas de sua autoria e também releituras de grandes clássicos do cancioneiro gaúcho.
Em 2012, Madrid realizou um show de pré-lançamento do seu 1° disco na Biblioteca Pública de Pelotas intitulado “Meu Jeito de Aprendiz”. Projeto este que esteve também na mateada de comemoração aos 200 anos de Pelotas e no projeto Sete ao Entardecer apresentou seu trabalho que está desenvolvendo durante o ano.
No fim de 2012, Rodrigo foi convidado para fazer participação na gravação do DVD “Com o violão na garupa” do compositor de grande renome Mauro Moraes, no Teatro Guarany – Pelotas/RS. Gravadora ACIT.
Em 2014, Madrid participou só neste primeiro semestre nos festivais como: Terra e Cor em Pedro Osório, 5º Levante da Canção (premiado com a música popular do festival), 22º Perola em Canto e 30º Reponte da Canção onde conquista o 3º Lugar do festival.
Em 2017, lançou seu primeiro disco “Meu Jeito de Aprendiz” pelo Pro-Cultura de Pelotas. Um trabalho independente e autoral com objetivo de mostrar sua composições que vem das raízes gauchas, oferecendo uma proposta contemporânea nos arranjos e em seu canto.
Em 2021 – Foi contemplado no Premio Trajetórias Culturais – Como reconhecimento do seu trabalho voltado a cultura gaúcha e também dentro da área -educação musical.
Rodrigo Madri interpretou a música Órfãos de Pátria no 27 Pérola em Canto - 2024 Repontinho com ritmo LatinoAmericana e refrão com chacarera com letra de Luis Antônio Weber e melodia de Guerda Maria Kuhn.
Usou um pala e estava pés descalços assim como ficam crianças de rua referenciando a letra Órfãos de Pátria.
Ganhou o 27 Pérola em Canto e se classificou para o Reponte da Canção.
A interpretação assim como toda a música recebeu muitos elogios no qual fiquei muito feliz.
Siga Guerda Maria Kunh no Instagram:
Comments