top of page
  • Raquel Nogueira

QUITAR OU INVESTIR?



Por Raquel Nogueira


Você já se viu com uma grana extra e surgiu a seguinte dúvida: Quitar meu financiamento ou invisto o dinheiro?


Saiba que esse é um questionamento muito recorrente já que anualmente as pessoas recebem 13 salário, restituição do IR entre outros valores que podem aparecer ao longo do ano.


Afinal, vale mais a pena quitar a dívida e aliviar o orçamento, por outro lado, investir vai fazer seu dinheiro render a longo prazo e deixar você mais perto dos seus objetivos financeiros.


Decidir entre um e outro, evidentemente, varia caso a caso, e cada pessoa deve avaliar individualmente a sua situação.


Em relação ao débito, avalie todas as variáveis como juros, prazo de pagamento e se há parcelas em atraso, entre outros.


Da mesma maneira, avalie o investimento em questão, prazo, remuneração entre outros.


>>Do ponto de vista matemático, se o juros do financiamento for inferior a remuneração dos seus investimentos, evidentemente compensa mais investir e vice e versa.


>>Caso o montante recebido não seja suficiente para quitar e sim antecipar algumas parcelas, os pontos a serem avaliados serão os mesmos, adicione a isso ao seu planejamento financeiro e vislumbre o seu comprometimento financeiro.


Atenção, caso você não tenha reserva de emergência reflita se esse dinheiro que está sendo investido não fará falta no seu orçamento familiar.


Mantenha seu planejamento em dia, e seja crítico se seu estilo de vida está dentro do seu orçamento.


Agora, se você precisa de uma ajuda extra para organizar as finanças participe da nossa consultoria financeira. Saiba mais pelo WhatsApp (65) 999930995 ou Instagram @encheobolso.





📈Siga @encheobolso para mais conteúdos de finanças e investimentos:
















Comments


bottom of page