top of page
  • Raquel Nogueira

PENSANDO EM INVESTIR NO TESOURO DIRETO? ENTENDA COMO FUNCIONA



O Tesouro Direto é um programa de investimentos criado em 2002. Com ele, você pode comprar títulos do Governo Federal. Na prática, você está emprestando esse dinheiro ao Estado, que o utiliza para financiar iniciativas em diversas áreas — como saúde e infraestrutura, por exemplo.

Você deixa seu dinheiro “emprestado” pelo tempo que escolher e, quando esse prazo acaba, o recebe de volta junto com os juros que ele acumulou nesse período.

Prefixados, Tesouro Selic e Tesouro IPCA

Os títulos prefixados são aqueles cuja rentabilidade é definida antes mesmo da compra, por meio de uma taxa de juros anual fixa.

Já o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA são títulos pós-fixados, porque rendem uma taxa de juros anual acrescida da variação de uma outra taxa: a Selic ou o índice IPCA.

A Selic é a taxa básica de juros da economia. O IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o índice que mede a inflação no país. Nos títulos do Tesouro Selic e IPCA não há como saber exatamente quanto o valor vai render, porque isso vai depender da oscilação dessas taxas.

Todos os títulos do Tesouro Direto rendem muito próximo da taxa de Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que é o principal indicador da rentabilidade dos títulos e regula o mercado de renda fixa.

O Tesouro Direto é o investimento certo para mim?

O Tesouro Direto é um investimento conservador e seguro. Justamente por isso, é considerado a opção mais indicada para quem está iniciando sua trajetória de investidor e quer algo mais rentável do que a poupança.

Como funciona esse investimento?

O primeiro passo para investir no Tesouro Direto é escolher qual título se adequa melhor às suas necessidades. Existem várias opções, com diferentes durações e taxas de rentabilidade. É uma aplicação acessível: o valor mínimo de investimento é na faixa de R$40,00.

O processo de compra de títulos é simples. Basta abrir uma conta em uma corretora de valores e transferir o dinheiro de sua conta bancária para sua conta na corretora. Então, você escolhe os títulos que quer adquirir e faz a compra. Pronto! Você já é um investidor do Tesouro Direto.

Para escolher em quais títulos investir seu dinheiro, é preciso pensar em por quanto tempo você pretende deixar seu dinheiro rendendo, com qual objetivo você está investindo e de quanto espera que seja sua rentabilidade.

É indicado que você considere com calma antes de fazer sua escolha. Também é possível simular a rentabilidade no site oficial do tesouro direto.

Agora se você quer aprender a investir com rentabilidade e segurança entre em contato conosco e participe de uma das nossas consultorias ou mentorias. (65)99930995 ou instagram @‌encheobolso.








Siga a Enche o Bolso no Instagram














Comments


bottom of page