Pelotas, RS – Em uma trajetória marcada por dedicação, inovação e um profundo amor pela música, Matt Thofehrn emerge como uma figura emblemática na cena musical do sul do Brasil. Nascido em Camaquã, o baterista, percussionista, compositor, intérprete e professor tem moldado sua carreira desde cedo, iniciando aos 10 anos e já aos 12 realizando seu primeiro trabalho profissional.
Aos 15 anos, Thofehrn se mudou para Pelotas, onde se destacou na banda de Thrash Metal Attro, contribuindo com gravações que marcaram sua presença no cenário musical local. Em 2009, sua ambição levou à formação da Jukebox Orchestra, um projeto que não apenas solidificou sua habilidade artística, mas também destacou seu papel como maestro e diretor artístico, com mais de 1.000 apresentações e um disco duplo lançado.
Com uma carreira diversificada, Thofehrn também foi membro fundador da banda Vade Retrô, ministrou mais de 20 workshops e oficinas de musicalização, e trouxe grandes nomes da música nacional e internacional para compartilhar conhecimentos, demonstrando seu compromisso com a educação musical.
Estudante dedicado, Matt aprimorou suas técnicas com mestres como Ricardo Arenhaldt e Carlos Alberto Perez, este último considerando-o como seu "discípulo", além de estudar percussão afro-cubana em Cuba. Sua formação é consolidada com um diploma em Produção Fonográfica e atualmente, ele busca licenciatura em Música pela UFPEL.
Thofehrn foi sócio e diretor de marketing da Domene Cymbals, empresa pioneira na América Latina, contribuindo criativamente para o desenvolvimento de pratos de bateria. Sua participação no Festival Internacional de Música do SESC, tanto como aluno quanto como performer, ressalta sua versatilidade.
No palco, Thofehrn acompanhou diversos artistas de destaque, continuando a se destacar em festivais regionais, onde sua habilidade o levou a ser premiado repetidas vezes.
Em 2022, seu talento foi reconhecido no Canto Missioneiro em Santo Ângelo, RS, com a canção "O Grito dos Filhos da Terra", junto com o grupo Lado Alado, recebendo o primeiro lugar e o prêmio de Melhor Tema Missioneiro. No ano seguinte, ele brilhou no festival Reponte da Canção Nativa, onde, além de acompanhar Kininho Dornelles no show de abertura, defendeu três canções premiadas e recebeu o prêmio de Melhor Instrumentista.
Em 2023, Matt conquistou o primeiro lugar no Levante da Canção e os primeiros e segundos lugares no Carijo da Canção Nativa com o Grupo Lado Alado, Pirisca Grecco e Nicole Carrion, além de receber o troféu de Melhor Instrumentista. Sua atuação foi notável também na Casílha da Canção Farrapa, onde levou os primeiros e segundos lugares. No ano de 2024, fez parte da canção Apocalipse, vencedora do Reponte da Canção na linha livre.
Recentemente, Thofehrn divide seu tempo entre ser professor na Orquestra Estudantil Pelotense, ministrar aulas particulares e atuar como baterista oficial da banda de Rock Gaúcho Rosa Tattooada. Sua banda própria, General Loco Y Sus Calaveras, também é um reflexo de sua paixão e versatilidade musical.
Premiações:
· Melhor Instrumentista Fecanpop 2021
· Melhor Instrumentista Reponte da Canção (Troféu Salamanca do Jarau) 2022
· Melhores do Ano Pelotas – Melhor Professor de Música 2022
· Melhor Instrumentista Carijo Da Canção Nativa (Troféu Sapecador) 2023
· Melhor Instrumentista Festival Itinerante da Música Popular Brasileira 2023
· Troféu Ronda dos Festivais 2023 - Melhor Instrumentista
· Instrumentista mais premiado nos festivais do estado do Rio Grande do Sul no ano de 2023
Com uma carreira repleta de conquistas e um futuro promissor, Matt Thofehrn continua a ser uma força motriz na música regional, inspirando novas gerações e mantendo vivo o legado musical do sul do Brasil.
Siga Guerda Maria Kunh no Instagram:
https://www.instagram.com/guerdamariakuhn?
Comments