top of page
Thiago Pires

Cinema na Praia



Neste último final de semana tivemos o evento cultural gratuito intitulado “HALLOWEEN SAN LOU” na Praia da Barrinha, Praça do Pula Pipoca. Com exibição de filmes ao ar livre, o projeto "Cinema na Praia", liderado por Alison Vargas, faz parte de um movimento de revitalização cultural, proporcionando momentos de lazer e cultura para a comunidade.

Foram duas noites de filmes clássicos de terror exibidos ao ar livre, gratuitamente. Os primeiros participantes que chegaram fantasiados ganharam pipoca de cortesia, e o público sempre é convidado a levar suas cadeiras de praia para se acomodar confortavelmente.

O projeto Cinema Na Praia iniciou em 2023 durante os primeiros dias de janeiro. O evento foi chamado de NOITES DE VERÃO, NOITES DE DIVERSÃO. Foram exibidas gratuitamente por três noites consecutivas os filmes King Kong (1976), Curtindo A Vida Adoidado (1986) e Não! Não Olhe! (2022). Ainda em 2023 foi organizado o primeiro Drive In na história de São Lourenço Do Sul exibindo filmes românticos no Dia Dos Namorados, O ROMANCINE.

A empresa por trás destes projetos cinematográficos em São Lourenço do Sul é conhecida como: Cine Millennium.

A Cine Millennium nasceu em 2022, quando Alison Vargas* e o sócio Jacir Vieczorek* organizaram quase que como uma brincadeira um festival de cinema gratuito em parceria com a ACI/CDL no Festival De Inverno para resgatar as memórias da população Lourenciana dos tempos do cinema de calçada, o famoso Cine Rex. A partir dali, os projetos e eventos continuaram... "Eu sempre brinco que eu não nasci, apenas comecei a ver filmes. Eu vivo e respiro cinema 24 horas por dia. Então deve imaginar o quanto deve ser difícil viver em cidade sem uma sala de cinema. Minha motivação para o Cinema Na Praia é tentar proporcionar algo novo e gratuito para a comunidade lourenciana, uma nova opção de entretenimento para todos. Pois a paixão pelo cinema é como a gravidade, só precisa de um empurrãozinho. Assim como esta chama brotou em mim desde a infância, podemos estar criando toda geração de artistas e gestores culturais. A cena cultural em São Lourenço Do Sul está plena ascensão graças às boas políticas públicas, sejam nacionais ou municipais, e a alta capacitação de nossos agentes, muitos autodidatas e muitos com formação acadêmica.  Acredito plenamente que formaremos um polocultural e cinematográfico dentro de 10 anos.“ completou Al Vargas.

O “Cinema na Praia” é um evento realizado através da Lei Paulo Gustavo (LPG) que chegou a São Lourenço do Sul para fortalecer a cena cultural local, especialmente no campo do cinema e das produções audiovisuais. Mas o que é a Lei Paulo Gustavo? Símbolo de resistência da classe artística, a LPG foi aprovada em julho de 2022 e regulamentada em maio de 2023. Ela disponibilizou R$ 3,8 bilhões para apoiar a execução de projetos culturais em todo o Brasil, em especial os ligados ao audiovisual, oferecendo novas oportunidades para produtores e cineastas.





* Alisson Vargas cineasta e gestor cultural, graduado em Cinema e Audiovisual pela UFPEL. Nascido e criado em São Lourenço Do Sul. Acredita no em retribuir algo para a comunidade local e que nossa cidade tem futuro como um polo cinematográfico.

*Jacir Vieczorek engenheiro mecânico aposentado e produtor cinematográfico. Empresário natural de Porto Alegre que adotou São Lourenço como seu lar. Atualmente trabalha em meios financeiros e legais em busca de abrir um sala de cinema comercial no município, após 35 anos sem uma.

 

 

Fotos e texto: Thiago Pires

Comments


bottom of page