top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp
  • letter
  • Localização

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÃO JOÃO DA RESERVA

  • Guerda Maria Kuhn
  • 15 de ago.
  • 3 min de leitura

O Hospital da Reserva, outrora Sanatório da Reserva, foi fundado em 29 de janeiro de 1929, coordenado por um grupo de moradores da localidade de São João da Reserva, interior do município de São Lourenço do Sul/RS. Tendo como primeiro diretor o Dr. Walter Franz, já na década seguinte, em março de 1935, o então Sanatório da Reserva recebeu o Dr. Walter Thofehrn como seu novo diretor clínico. Ele se tornou o grande impulsionador não só da instituição, mas também do vilarejo da Reserva, influenciando no urbanismo e nos aspectos sociais e morais da localidade.


No início da década de 1940, foi inaugurado um novo prédio anexo ao original, destinado às novas dependências da sala de espera, farmácia e laboratório de análises clínicas. Sempre voltada ao cuidado com as pessoas e à melhoria do atendimento, a instituição deixou sua marca no cuidado à saúde dos moradores da região.

Em 1964, o hospital foi equipado com um moderno aparelho de Raio-X, além de novas salas de cirurgia e uma nova ala destinada à maternidade, tornando-se referência em saúde para usuários do município e do interior.


No ano de 1974, após o falecimento de seu diretor clínico, em homenagem a este importante profissional, a instituição passou a se chamar Hospital Dr. Walter Thofehrn, em reconhecimento às grandes realizações que ele proporcionou nos anos de dedicação e trabalho no hospital e na comunidade.


Já na década de 1980, foi inaugurada uma nova ala com apartamentos, além da expansão do bloco cirúrgico, o que fortaleceu a credibilidade da instituição e de seus profissionais. Mesmo assim, nos anos seguintes, o hospital enfrentou dificuldades financeiras e administrativas, sendo mantido de forma incansável pela comunidade da Reserva, que evitou seu fechamento e manteve viva sua missão de cuidar da saúde.


Em 2011, uma nova gestão foi empossada, modernizando a administração e passando por uma completa reorganização. Foram identificadas necessidades e potencialidades, implantados novos métodos e processos, promovida a reestruturação física e de equipamentos e contratados novos profissionais.


No ano seguinte, em 2012, o então Hospital Dr. Walter Thofehrn passou a se chamar Centro de Saúde São João da Reserva, sinalizando as mudanças implantadas. Sua razão social tornou-se Associação Beneficente São João da Reserva, constituída como associação civil sem fins lucrativos, de caráter beneficente e de assistência social, com autonomia administrativa e financeira.


A instituição passou a ser regida por Estatuto Social, Assembleia Geral, Conselho Diretor e Conselho Fiscal, compostos por representantes de diversos segmentos da sociedade e regidos pela legislação vigente. Assumiu todos os efeitos jurídicos e administrativos, além dos compromissos conferidos.


Posteriormente, o nome fantasia voltou a ser Hospital da Reserva, devido à forte presença na memória da comunidade, mantendo-se como uma instituição voltada à missão de cuidar.

A partir deste período, o Hospital da Reserva passou a desenvolver projetos incentivados via Fundo do Idoso e da Criança e Adolescente, conforme previsto na Lei nº 12.213/2010. Esses aportes financeiros foram de suma importância para a instalação de políticas públicas voltadas a esses públicos e estendidas aos demais usuários.


A instituição já recebeu investimentos financeiros que somam aproximadamente R$ 33 milhões, parte já aplicada nas adequações das novas instalações físicas, como ala de internação, bloco cirúrgico, clínica de oftalmologia e endoscopia, ambulatório, salas de recuperação, gesso, curativos, nebulização e o novo pronto socorro. Também houve atualização de equipamentos, incluindo aparelho de Raio-X digital, ultrassom, equipamentos para atendimento de urgência e emergência, centro cirúrgico, esterilização/autoclave, mobiliário para postos de enfermagem e consultórios, condicionadores de ar, televisores, impressoras, camas elétricas, poltronas, sofás-cama para acompanhantes e um moderno espaço de fisioterapia.


Essa revitalização foi imprescindível para oferecer um atendimento digno, humanizado e atualizado aos usuários. Atualmente, o Hospital da Reserva conta com 58 leitos, sendo 36 leitos SUS e 22 particulares ou por convênios. Oferece atendimento ambulatorial 24 horas, duas alas geriátricas, plantão SUS de 12 horas diárias, bloco cirúrgico, laboratório de análises clínicas e atendimento em clínicas de especialidades.


Encontra-se em fase de construção a nova lavanderia hospitalar, com previsão de início das atividades no primeiro trimestre de 2025. Também já estão captados recursos para a construção e implementação do serviço de nutrição e dietética. Outro projeto em andamento é voltado à segurança do paciente, contemplando a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), remodelação do CPD e modernização dos programas de interligação das rotinas hospitalares, garantindo mais segurança na gestão das informações e dados médicos.


Assim, o Hospital da Reserva orgulha-se de sua história de 95 anos de atividades, sendo um dos únicos hospitais rurais em funcionamento no Brasil, comprometendo-se a seguir com sua missão de cuidar da saúde com tecnologia, qualidade e humanização.

Comentários


RECEBA AS NOSSAS ÚLTIMAS NOVIDADES NO TEU E-MAIL!

© 2008-2025 Agencia Yaih 

Obrigado por nos enviar

bottom of page