top of page
  • Jefferson Dieckmann

AS ACADEMIAS DE LETRAS


ASBL- Academia Sul-Brasileira de Letras

Quando vemos escritores fazendo parte das Academias de Letras, surgem algumas dúvidas quanto à origem e finalidade de tais instituições.


O termo "academia" remonta à Academia de Platão, escola fundada pelo célebre filósofo grego nos jardins que um dia teriam pertencido ao herói Akademus (de onde vem o nome). Ali buscava-se conhecimento e saber através do questionamento e pelo debate, ao contrário de apenas uma repetição de saberes existentes.


Quanto a nossa língua portuguesa, a Academia das Ciências de Lisboa, fundada em 1779, é a mais antiga instituição utilizando o nosso idioma.


Uma Academia de Letras é uma instituição de cunho literário e linguístico, que reúne uma quantidade limitada de membros efetivos, numa tradição iniciada no Século XVII com a Academia Francesa, que reuniu quarenta membros, os “Quarenta” ou “Os Imortais”. A Academia Brasileira de Letras foi baseada nela.


Atualmente existem várias Academias no Brasil, inclusive algumas que também congregam não apenas literatos, mas também músicos e artistas plásticos.


AIL- Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana


Aqui na nossa Zona Sul, possuímos entre outras, a ASBL - Academia Sul-Brasileira de Letras, sediada em Pelotas, que reúne escritores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a nossa AIL - Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana de São Lourenço do Sul.





Siga a Yaih no Instagram !



Comments


bottom of page