top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

AGRICULTURA FAMILIAR: O MOTOR DO CAMPO






A agricultura familiar é uma das principais atividades da nossa cidade e abrange o trabalho de muitos lourencianos, além de desempenhar um papel fundamental na economia.

Para ressaltar a importância desse pessoal que trabalha na lavoura faça chuva ou faça sol, a Yaih traz algumas informações e curiosidades sobre esse setor tão importante para São Lourenço Do Sul, então pega teu chimarrão e fica ligado!


De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, no Brasil, apesar de apenas 23% das terras agricultáveis no país pertencerem aos pequenos agricultores, a agricultura familiar é responsável por mais de 80% dos empregos gerados no campo. E yaih, sabia dessa? Pois não é só isso não,hein! No último Censo Agropecuário foram constatados o que a muitos já sabiam: A agricultura familiar é um dos motores desse país. Cerca de 87% da produção de mandioca no Brasil é produzida em propriedades de agricultura familiar, assim como 70% da produção do nosso amado feijão e 46% da produção de milho, também é responsável por 59% da criação de suínos e 50% da criação de aves. E, para completar o prato de comida brasileiro, a agricultura familiar é responsável por 34% da produção de arroz nacional. Os números não mentem, se o campo não planta a cidade não janta.


Partindo para o setor do Tabaco, que é presente em 488 cidades da região Sul do país,

incluindo nossa cidade, o setor conta com cerca de 128 mil famílias dedicadas a produção e, na safra de 2021/2022, produziu impressionantes 560 mil toneladas de tabaco. Dessa quantidade, 247 mil foram produzidas por 68 mil famílias gaúchas. Somente em São Lourenço Do Sul há cerca de 4 mil famílias envolvidas com a produção. Não é à toa que o Brasil é o segundo maior produtor de tabaco mundial (atrás somente da china) e o maior exportador de tabaco do mundo. Qualquer pessoa que se disponha a dar uma volta no interior da cidade se depara com plantações a perder de vista e diversas pessoas dando duro no campo, seja garantindo alimento ou qualquer outra matéria prima essencial para a sociedade e para a economia.





A importância do papel desse pessoal que planta, colhe e move parte das engrenagens desse país não cabe em um texto só, por isso, a Yaih pretende abordar e trazer mais informações e curiosidades para valorizar essa gente, a nossa gente. Fique ligado.

Comments


bottom of page