top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

VACINA DA GRIPE 2023 NA BIO EXATO

A vacina da gripe 2023 chegou no LABORATÓRIO BIOEXATO! Você se previne com a forma tetravalente do imunizante, conferindo proteção contra quatro cepas diferentes do vírus.



A vacina da gripe foi desenvolvida em 1930 e está disponível rotineiramente desde os anos 90. Ela possui uma grande importância na redução de casos graves causados pelo vírus influenza. Há duas vacinas disponíveis no Brasil, a Trivalente, que imuniza contra três tipos de vírus diferentes e a Tetravalente, que imuniza contra quatro tipos de vírus. A vacina da influenza é feita a partir de subunidades de diferentes subtipos do vírus influenza. É uma vacina inativada e, portanto, sem a capacidade de causar a doença. A diferença entre as vacinas está na composição!

Vacina Trivalente

A vacina contém: 2 subtipos de Influenza A e 1 subtipo da Influenza B.

Vacina Tetravalente

A vacina contém: 2 subtipos de Influenza A e mais 2 subtipos de Influenza B.


Vacina Gripe tetravalente 2023 confere proteção contra as seguintes cepas:

• A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09 • A/Darwin/9/2021 (H3N2) • B/Austria/1359417/2021 (Victoria) • B/Phuket/3073/2013 (Yamagata)

Quais os benefícios de se vacinar contra a Gripe?

Ao se vacinar contra a gripe você poderá evitar as complicações que podem ocorrer ao se ter uma infecção causada pelo vírus da influenza. Além disso, você estará protegendo a si mesmo e às pessoas que estão ao seu redor, não disseminando o vírus.


Tomei a vacina no ano passado, preciso tomar de novo?

Sim. A vacina deve ser tomada anualmente. O vírus da Influenza sofre alterações ao longo dos anos, ou seja, a vacina da gripe que você tomou no ano anterior pode não servir contra o vírus do ano seguinte.


Quem deve tomar a vacina da gripe em 2023?

A vacina deve ser tomada por todas as pessoas com mais de 6 meses de vida. Só é contraindicada para aqueles que tenham alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior. O imunizante deve ser aplicado principalmente para os grupos considerados de risco, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.


Posso tomar a vacina da gripe depois de tomar a vacina contra a Covid 19?

Ou deve ser feita as duas vacinas no mesmo dia, ou esperar intervalo de no mínimo 15 dias entre elas.

bottom of page