top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

SISU, FIES E PROUNI







Yaih estudantes, tudo certo com vocês? Muito nervosismo?


Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 serão divulgados na próxima segunda-feira (13), segundo o Inep. Pensando nos estudantes, a Yaih resolveu fazer uma matéria especial, planejada para esse pessoal!


Hoje a Yaih vem trazer as diferenças entre os 3 principais meios de ingresso no ensino superior no Brasil: SISU, PROUNI E FIES. Então respira fundo e presta atenção.




SISU (Sistema de Seleção Unificada) - É o programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas.

O aluno escolhe o curso de seu interesse no site do programa e pode mudar suas opções de curso no sistema quantas vezes quiser, ao longo do período de inscrição, tomando como base as notas de corte parciais divulgadas diariamente. Há vagas para cotistas (as regras variam de instituição para instituição).

Pré-requisitos: ter prestado o Enem 2021 e tirado nota superior a zero na redação.

Inscrições: de 16 a 24 de fevereiro

Resultados: 28 de fevereiro

Nota considerada: Enem 2022




Prouni (Programa Universidade para Todos)- é uma iniciativa do MEC que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares.

O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso


(selecionando a instituição de ensino e o turno). Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas. Por fim, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial para aqueles cursos. Se quiser, pode mudar suas escolhas (valerá a última opção marcada no período de inscrições).

Pré-requisitos: Ter cursado os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou com bolsa integral (100%) em colégios privados, e pertencer a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos.

Tem como tipos de bolsa a integral (renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo) e parcial (que cobre 50% da mensalidade, para renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos).

Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março

Resultados: 7 a 16 de março (1ª chamada) e 21 a 30 de março (2ª chamada)

Notas consideradas: Enem 2021 e Enem 2022









Fies (Fundo de Financiamento estudantil) - É um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura.



O crédito pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade do curso, com juros que dependem da renda familiar do candidato.

Pré-requisitos: Pode se inscrever no processo seletivo quem participou de qualquer edição do Enem desde 2010, com média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação. O candidato deve ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

Inscrições: de 7 a 10 de março

Resultados: 14 de março

Notas consideradas: qualquer edição a partir do Enem 2010






Agora que você já sabe todas essas diferenças não se esquece de compartilhar com os seus amigos! A Yaih te deseja Boa Sorte!

Comments


bottom of page