top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

POSSE DOS VEREADORES MIRINS OCORRE DIA 05/06



São Lourenço do Sul se prepara para adicionar mais jovens na política, com a realização da posse dos Vereadores Mirins. O projeto, que tem como objetivo incentivar a participação de crianças e adolescentes na política, será oficialmente inaugurado no dia 05 de junho deste ano. A solenidade de posse ocorrerá às 19h30 no Auditório da EMEF Profª Marina Vargas.


A iniciativa do Vereador Mirim busca integrar a Câmara Municipal com a comunidade escolar, promovendo o entendimento do papel do poder legislativo e contribuindo para a formação da cidadania e o conhecimento da política na sociedade. Neste primeiro ano do projeto, serão representadas 12 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Lourenço do Sul. A intenção é expandir futuramente a participação de outras escolas públicas e privadas.


Cada escola será representada por um Vereador Mirim e um suplente, totalizando 24 jovens políticos engajados. O mandato terá a duração de um ano, seguindo o período letivo em que foram eleitos. Durante o exercício do mandato, os Vereadores Mirins terão competência para elaborar projetos de lei mirim sobre temas relacionados à educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, criança e adolescente, juventude, e outros interesses da comunidade local e das escolas.


Ao término do mandato, mediante uma efetiva e comprovada participação dos Vereadores Mirins, a Câmara Municipal de São Lourenço do Sul concederá o "Diploma de Vereador Mirim - Mandato do Ano", como forma de reconhecimento pelo empenho e dedicação dos jovens políticos.


O projeto recebeu uma excelente receptividade por parte da Secretaria de Educação e das equipes diretivas das escolas municipais, demonstrando o interesse em promover a participação ativa dos estudantes na vida política e comunitária desde cedo.


Com a posse dos Vereadores Mirins, São Lourenço do Sul reforça seu compromisso com o futuro, dando voz e espaço para a nova geração contribuir com ideias, projetos e debates relevantes para o desenvolvimento da cidade.

bottom of page