top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

IMPOSTOS SOBRE GASOLINA E ETANOL SOBEM NESTA QUINTA

Nesta quinta-feira, os consumidores enfrentarão um aumento nos tributos sobre gasolina e etanol, uma vez que a medida provisória que estabelecia alíquotas mais baixas perdeu sua validade. Inicialmente, esperava-se que os impostos aumentassem apenas em 1º de julho, porém, devido à falta de votação no Congresso, a medida não foi renovada.



Segundo a Secretaria da Receita Federal, essa perda de validade significa que os combustíveis serão tributados em valores mais altos a partir de hoje. A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) e o Instituto Combustível Legal (ICL) afirmam que o aumento na tributação será de R$ 0,34 por litro de gasolina e R$ 0,22 por litro de etanol. Caso os custos sejam repassados integralmente aos consumidores, os preços desses combustíveis se elevarão.


Antecipando o aumento dos tributos federais em dois dias, a Medida Provisória que mantinha as alíquotas mais baixas perdeu sua validade na quarta-feira (28), quando não foi votada pelo Congresso. Com isso, a cobrança total de impostos federais sobre a gasolina passará de 29% (valor atual) para 35,3% a partir de hoje. Em relação ao etanol, o peso dos tributos subirá de 12,9% para 18,8%, com base nos valores dos combustíveis em 17 de junho, conforme divulgado pelo Instituto Combustível Legal (ICL).





bottom of page