top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

ESTOU COM RESSACA, E AGORA?








Como evitar a ressaca?


Se você não quiser encarar a ressaca depois do carnaval, saiba que é possível evitar os

efeitos do excesso de álcool enquanto você está bebendo. Para isso, não se deve começar a beber de estômago vazio, ou seja, antes de ir pular o carnaval você deve fazer uma boa refeição com alimentos leves — como um frango grelhado, verduras e legumes. Também é recomendado fazer pequenos "lanchinhos" durante a tarde, como uma fruta ou sementes (nozes).


Beber bastante água é fundamental durante a ingestão de bebidas alcoólicas. Por exemplo, para cada copo de cerveja, vale a pena tomar um copo de água ou suco.







Estou com ressaca, e agora?


1. Beba bastante água


Para aliviar a ressaca é repor a quantidade perdida de água no corpo. Só é necessário tomar cuidado com os excessos, já que não vale a pena tomar uma garrafa com 1,5 litro de água de uma única vez. Sucos naturais também são excelentes opções.






2. Docinhos são amigos


Os níveis de açúcar caem com o excesso de álcool, então, comer um docinho pode ser uma boa estratégia. Pode ser um chocolate (glicose) ou mesmo uma fruta (frutose) com bastante água, como melancia, morango e melão. Estes alimentos vão ser transformados em energia pelo organismo.





3. Tome um bom café da manhã



Vale também tomar um bom café da manhã no dia seguinte ao Carnaval, evitando alimentos muito gordurosos. Neste momento, carboidratos, como pães, são bem-vindos. Outra boa opção são os ovos, que contêm um tipo de aminoácido capaz de neutralizar parte da toxicidade do álcool e outros inúmeros nutrientes que precisam ser repostos após a desidratação do corpo.



4. Beba café


Para recuperar o nível de atenção, estimular o corpo e injetar cafeína no corpo — composto comum em remédios para dores de cabeça —, uma xícara de café pode ajudar no pós-ressaca. Só não vale exagerar, já que, em grandes doses, esses benefícios são perdidos.









5. Medicação só em último caso


Se a sua situação estiver realmente feia, é possível recorrer a uma última opção: os remédios. Aqui, medicações podem ajudar no alívio da sensação de enjoo ou ainda com as dores de cabeça, tratando os sintomas. Só não é recomendado o uso de paracetamol, já que este pode irritar ainda mais o estômago e afetar o fígado, que ainda "luta" para eliminar as toxinas do álcool do organismo.






Gostou das dicas? Se cuide e siga a Yaih no Instagram.



















bottom of page