top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

DIA DA SOGRA: Por que o dia 28 de abril foi escolhido para celebrar?

Nesta sexta-feira (28 de abril) é o dia da sogra no Brasil. A figura da sogra é alvo de estereótipos e representações na cultura popular como sendo o terror de genros e noras por aí. Gostando dela ou não, a mesma ganhou o seu dia próprio e segundo "a lenda" popular, é por um motivo muito curioso.

Diz a lenda que um britânico que trabalhava como industrial no Brasil queria ter um zoológico em casa e decidiu incluir na coleção uma cobra sucuri. Como ainda não estava totalmente familiarizado com nosso idioma, não conseguia pronunciar corretamente a palavra “cobra” e a chamava de “sogra”.


Por volta de 1961, o presidente da época, o paulista Jânio Quadros, que governou apenas de janeiro a agosto daquele ano, decidiu dar um café da manhã especial e convidou os funcionários, pedindo que levassem esposas e sogras.


Confuso com o pedido supostamente inusitado do presidente, o industrial britânico compareceu ao café, mas em vez de levar a sogra, foi acompanhado da cobra sucuri. Ao ver a cena nada usual, e por ser muito associada a esse bicho por genros e noras, o dia 28 de abril ficou conhecida como Dia da Sogra.

Comments


bottom of page