top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

CAMINHO POMERANO: FORTALECENDO A CULTURA E O DESENVOLVIMENTO

Atualizado: 18 de dez. de 2023




O Caminho Pomerano, roteiro de turismo rural que está em operação desde 2005, tem como objetivo retratar a rica formação histórica da imigração Alemã e Pomerana no município de São Lourenço do Sul.


Este percurso, declarado de relevante interesse turístico e cultural para o município pela Lei nº 3.782/2017 e de interesse cultural e turístico no âmbito do estado do Rio Grande do Sul pela Lei nº ° 15.421/2019, é uma iniciativa fundamental para preservar e resgatar a história desses imigrantes e de seus descendentes.


Ao visitante, o Caminho Pomerano de São Lourenço do Sul proporciona uma verdadeira viagem pela história dos imigrantes europeus que se estabeleceram nessa região, principalmente da antiga Pomerânia. Jairo Scholl Costa, escritor e pesquisador, destaca que a instituição do Caminho Pomerano é um dos projetos mais avançados de manutenção da cultura e tradições pomeranas no Brasil, sem correspondente no resto do mundo onde migraram pomeranos.


Desde a chegada do primeiro contingente de imigrantes em 1858 até os dias de hoje, o Caminho Pomerano se tornou uma representação viva da identidade e união dessas comunidades. E agora, mesmo diante dos desafios causados pela pandemia de COVID-19, o roteiro visa proporcionar aos turistas uma sequência de visitas que os mergulhe nas tradições da antiga Pomerânia enraizada em São Lourenço do Sul.


Os visitantes têm a oportunidade de explorar 10 empreendimentos que compõem o roteiro rural, incluindo o Sabores do Sítio, Casa das Cucas Pomeranas,Heiden Haus, Plantas e Ervas de Inêz Klug, Memórias Und Andenken, Ceama, Apresentação do Casamento Pomerano (itinerante), Sítio Terra da Pitaia, Recanto das Bergamotas e Café Platô.


Cada ponto oferece uma experiência única, desde a gastronomia típica, artesanatos, apresentação de ervas medicinais, prédios históricos, acervos familiares, até a oportunidade de assistir a emocionante história da "noiva de preto" durante o Casamento Pomerano.


O Caminho Pomerano tem recebido visitantes de diversas partes do estado, proporcionando uma imersão autêntica nas tradições e belezas da colônia pomerana de São Lourenço do Sul. Isso é resultado do trabalho dedicado da Agência de Turismo local, Maria Faceira, com a colaboração da Turismóloga Ana Jane Saraiva e do condutor local de turismo, Rodrigo Seefeldt.




A seguir, os pontos que podem ser visitados:




Sabores Do Sítio

Sabores do Sítio: Conta com espaço gastronômico e de lazer, oferece almoço e café colonial. Possui ampla área ao ar livre e conta com passeio de trator, trilha e cachoeira. Além de produção própria de licores, doces e conservas.









Casa Das Cucas Pomeranas

Casa das Cucas Pomeranas: Espaço que mantém viva as lembranças dos seus antepassados e as tradições pomeranas, através da receita da tradicional cuca. Junto ao espaço possui artesanatos, comercialização de bolachas, pães e cucas.










Heiden Haus: Local onde o visitante pode encontrar coleções de quase tudo, peças muito bem cuidadas e expostas com delicadeza. O local possui orquidário e produção de licores artesanais.










Plantas e Ervas

Plantas e Ervas de Inêz Klug: Neste espaço o visitante poderá aproveitar o contato com a natureza, aprender sobre as propriedades das plantas e ervas medicinais, degustar o Maischnaps (cachaça com ervas) e desfrutar de uma relaxante mandala. Artesanatos e produtos à base de plantas.






Memórias Und Andenken

Memórias Und Andenken: Local que recria a história de uma família que cruza o atlântico, vindos da antiga Prússia/Pomerânia ao Brasil, com acervo contado através de antiguidades, carros antigos, objetos, fotos, artesanatos e destaque especial para um vestido centenário. Há artesanatos e licores para comercialização.








Ceama

Ceama: Centro de Educação Ambiental da mata Atlântica e tem o objetivo de promover ações de educação ambiental e desenvolvimento sustentavel. No espaço há museu, abelhas sem ferrão, agrofloresta, mata nativa e agroindústria de sucos e geleias.












Representação Noiva de Preto


Apresentação do Casamento Pomerano (itinerante) – Momento especial onde é apresentado a história do convidador e da noiva de preto, personagens símbolos do roteiro.













Sítio Terra da Pitaia



Sítio Terra da Pitaia: Propriedade familiar que se dedica ao cultivo e comercialização de pitaias in natura e produtos processados da fruta. Confecção de artesanatos em madeira.












Recanto das Bergamotas

Recanto das Bergamotas: Bergamotas precoces, japonesa sem sementes, frutas doces e maduras. No recanto das Bergamotas em Boqueirão tem consumo no pomar e o visitante colhe a propria fruta.








Café Platô: Espaço gastronômico que através da culinária local apresenta lembranças lindas e muito afetivas, cheias de emoção, conexões e histórias.









Agroindústrias do Caminho Pomerano de São Lourenço do Sul


  • Agroindústria Figueira do Prado

Sucos concentrados e Doces de Frutas e Schimier

(53)98414-7741/ (53)99102-6914

Estrada Prado Novo


  • Agroindústria Flaps

Rapaduras, Schimier, Conservas Vegetais, Biscoitos, Pães e Cucas

(53)99131-2797/(53)99126-2529

Estrada da Divisa


  • Agroindústria Vale da Sesmaria

Sucos e Geleias (53)99116-6200

Sesmaria 4º Distrito


  • Produtos da Fazenda

Derivados do leite, Bebida láctea diversos sabores, queijos e leite de saquinho

(53)3805-1813/(53)99128-0904 BR116, KM 470

Passo dos Carros


  • Wolgast Bier

Chopp artesanal Lourenciano, com a marca da cultura Pomerana Endereço: Banhado Grande, nº 2659, RS 265, Km 176

Fone (53) 98466.2697


  • Silvia Chocolates Artesanais

Arte em formato de chocolate! Fábrica, café e loja onde você encontra chocolates produzidos artesanalmente, além de cestas e presentes para criar momentos únicos e especiais.



Outros empreendimentos que participam do Roteiro


Restaurante Sal e Brasa: na localidade de Boa Vista


Restaurante Nona Bray: Localizado na Rua Avenida Marechal Floriano Peixoto nº 1118, São Lourenço do Sul


Museu Hartmaister: Localizado em Bom Jesus

53 98456-6257


Cicloturismo no Caminho Pomerano

Contato 53 99124-4950











Apoio:























Comments


bottom of page