top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

ACI/CDL CELEBRA ANO REPLETO DE ATIVIDADES, COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO

O associativismo na sua essência:

ACI/CDL celebra ano repleto de atividades, com foco no desenvolvimento


O ano de 2023 viverá na história da ACI/CDL e na lembrança de seus associados e comunidade. De fato, foi um ano de intensas atividades, de muito trabalho e de realizações, integrando esforços e fazendo jus ao associativismo como ecossistema propulsor do desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

“Unir-se é um bom começo. Manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford.

Resiliência para transformar, coragem para avançar. A associação atuou mais um ano com muita representatividade, defendendo a livre adesão e liberdade econômica. Sua gestão se manteve democrática, com autonomia e independência, ampliando a cooperação entre entidades, favorecendo a informação e a educação, sendo atuante também perante a comunidade.

Uma das referências em atividades da ACI/CDL foi participar das articulações de ações, reuniões e debates relacionados a políticas públicas em prol dos setores que representa e da comunidade em geral.

A educação em foco


Através do Centro de Inovação Empresarial ACI/CDL, foram realizadas diversas capacitações visando à formação empreendedora de profissionais, colaboradores e comunidade. No início do ano, a associação, em parceria com o Senac, certificou alunos da primeira turma do programa de Profissionalização de Jovens ACI/CDL, projeto que oportunizou a formação de jovens para o mercado de trabalho. Além disso, os programas Jovem Aprendiz e Aprendiz Legal continuaram suas atividades, auxiliando jovens na busca pelo primeiro emprego.


Moda Vitrine

Moda Vitrine evidencia as potencialidades locais


Neste ano, a ACI/CDL realizou mais uma edição do Moda Vitrine São Lourenço do Sul. A 4ª edição do evento foi ocasião para apresentação das novas tendências da coleção inverno 2023 em confecções, calçados, cosméticos e acessórios, dando visibilidade às empresas e arrecadando doações para instituições locais.



ACI/CDL na Comunidade


Em março deste ano, a entidade deu início ao projeto ACI/CDL na Comunidade. Com viés multicultural, a associação participou dos eventos de comunidade locais, incentivando a integração entre o meio urbano e rural, apresentando seu trabalho aos lourencianos.




ACI/CDL na comunidade



Faculdade do Comércio é uma das grandes novidades para 2024


2024 reserva muitas novidades, com a chegada da Faculdade do Comércio em São Lourenço. A ACI/CDL atuará como polo oficial da instituição, ofertando cursos de graduação e pós-graduação, em temas diversos como Gestão Comercial, Gestão de RH, Logística, Comércio Exterior e muito mais. Em breve serão divulgadas maiores informações.

O empreendedorismo como base


O projeto Empreendedorismo nas Escolas, iniciativa de geração de educação empreendedora para jovens, contou com ampliação de ações e escolas visitadas. A associação realizou, no decorrer do ano, etapas de apresentação aos professores, workshop para alunos e aulas práticas e teóricas do projeto. Nos encontros, além de apresentar o tema empreendedorismo, foram estudados conceitos de metas, mercados, modelo de negócios, planos de negócios, fluxo de processos nas empresas, marketing e custos. O projeto, que continua no decorrer do próximo ano, visa incentivar a formação de novas gerações empreendedoras, estimular a criatividade e a inovação como mecanismos de desenvolvimento e demonstrar a importância dos setores produtivos para a comunidade onde os jovens estão inseridos.

Inovação e desenvolvimento caminham juntos – Presença Digital


Empreender significa inovar. Inovar é promover o desenvolvimento de forma criativa. Com este pensamento, a ACI/CDL desenvolveu projeto pioneiro e inovador com base nos princípios da nova economia, de forma coletiva - Presença Digital de Empresas Lourencianas. A iniciativa percorrerá um ano de ações, com consultorias, mentorias, capacitações e demais etapas com o objetivo principal de fomentar participação das empresas lourencianas nas mídias digitais, desenvolvendo potenciais de negócios e contribuindo para a economia local.



Estrutura Festival de Inverno

O Festival de Inverno - Multifeira e o fomento ao município


O Festival de Inverno Lourenciano chegou a 3ª edição, apresentando uma nova visão de desenvolvimento ao gerar, durante 10 dias de ações, resultados surpreendentes, negócios extraordinários, renda e empregos diretos e indiretos. Ao todo, foram mais de 106 mil visitantes no total - público este de diversas regiões do estado, país e até mesmo de outros países.

Através da Multifeira, mais de 140 expositores geraram oportunidades para a comunidade, produtos e serviços dos mais variados segmentos e promoções incríveis. A Multifeira garantiu a valorização das potencialidades sociais, culturais e econômicas, gerou conhecimento através de palestras e workshops, gerou espaço para artistas locais e da região e mostrou o que há de melhor na gastronomia típica local, com muitas atrações.

Serviços


Além dos projetos, campanhas e iniciativas diversas, a entidade continua ampliando e fortalecendo a gama de serviços já existente, como a certificação digital, o SCPC, dentre outros. Serviços como estes geram valores para os negócios, garantindo segurança e auxiliando na tomada de decisões dos associados


Agradecimento

A ACI/CDL agradece aos associados, empreendedores e comunidade pelo sucesso deste ano. Tais resultados não seriam possíveis sem a participação ativa de nossos sócios(as).

Temos a certeza de um novo ano de muitas ações, realizações e desenvolvimento em prol de São Lourenço do Sul.







Siga a ACI/CDL no Instagram!















Comments


bottom of page