top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

YAIH TBT- LISTAS TELEFÔNICAS E ORELHÕES MARCARAM GERAÇÕES

As Antigas Listas Telefônicas Amarelas e os Orelhões que Marcaram Época



Quem viveu nos anos 2000 provavelmente se lembra das antigas listas telefônicas amarelas, essas listas impressas reuniam os números de telefone de pessoas e empresas, eram uma fonte essencial para encontrar contatos e serviços.

Precisava do número de alguma loja? era só consultar a lista telefônica. Em uma época que os telefones fixos e orelhões dominavam a comunicação, as famosas listas telefônicas eram indispensáveis em qualquer lar brasileiro.


O item era tão utilizado que as empresas de móveis vendiam mobiliários com suporte para as listas telefônicas.



Além das listas telefônicas, outro marco dos anos 2000 eram os orelhões, que dominavam as ruas das cidades. Os orelhões eram como pontos de encontro e comunicação para muitas pessoas. Era comum ver alguém em busca de uma moeda para fazer uma ligação importante ou apenas conversar com um amigo.


As antigas listas amarelas e os orelhões podem parecer relíquias do passado na era atual de telefones inteligentes e conectividade instantânea. No entanto, esses elementos marcaram a vida de muitas pessoas , representando uma época em que a comunicação tinha uma abordagem mais analógica e, por vezes, até mais pessoal.


Embora hoje em dia a tecnologia tenha substituído grande parte dessas práticas, a nostalgia nos leva a recordar com carinho dos tempos em que as listas telefônicas amarelas e os orelhões faziam parte do cotidiano e das memórias de muitos.


Assim, esses elementos simbólicos dos anos 2000 permanecem como um lembrete de como a comunicação evoluiu ao longo dos anos, tornando-se mais ágil e prática, mas também deixando para trás um pedacinho especial da história de cada um que viveu essa época marcante.







Kommentare


bottom of page