top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

VOTAÇÃO PELA CONCLUSÃO DE OBRAS DO CAMPUS FURG-SLS

Em audiência pública, FURG convida comunidade a votar pela conclusão de obras do campus São Lourenço do Sul

- População pode participar de consulta popular do Governo Federal até 14 de julho


Foto: Divulgação/ Câmara Municipal de São Lourenço do Sul

Na última sexta-feira (7), o diretor do campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), Eduardo Vogelmann, participou de uma audiência pública na Câmara de Vereadores do município. Na ocasião, foi apresentada à comunidade lourenciana a proposta encaminhada pela universidade no programa Brasil Participativo, do Governo Federal, visando recursos para a conclusão das obras do novo campus da FURG-SLS.


A sessão foi organizada pelo mandato do deputado estadual Zé Nunes (PT) e contou com a presença do público em geral, de representantes do poder legislativo e executivo municipal; do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede); da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul (ACI-SLS); de cooperativas da região; da Colônia de Pescadores Z8, e de lideranças locais.


Além da conclusão do campus da FURG-SLS, também foram defendidas como prioridades propostas relacionadas à agricultura familiar e à agroecologia; à pesca; à atenção primária à saúde e à economia solidária.


Foto: Divulgação/ Câmara Municipal de São Lourenço do Sul

Para o diretor, Eduardo Vogelmann, a união em favor da educação neste momento é fundamental. “É sempre importante envolvermos os entes políticos da nossa comunidade, sejam eles deputados, vereadores, servidores ou representantes de organizações. Essa mobilização conjunta é necessária para que o projeto de construção do campus São Lourenço do Sul avance e ganhe ainda mais apoio e atenção de todos”.


Entenda o que é e como votar no Brasil Participativo


O Brasil Participativo é uma iniciativa que visa a elaboração do Plano Plurianual (PPA) do país com a participação da sociedade. As propostas mais votadas serão analisadas pelo Governo Federal e incorporadas ao PPA, documento que estipula as metas, as diretrizes e os programas governamentais.


A população pode votar na consulta até o dia 14 de julho, acessando a plataforma do Brasil Participativo com os seus dados cadastrados na plataforma gov.br, e elegendo até três diferentes projetos. Clique aqui https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/5960 .

O Plano será entregue aos senadores e deputados no Congresso Nacional até 31 de agosto de 2023, junto à Lei Orçamentária Anual (LOA). As definições, caso aprovadas, serão colocadas em prática a partir de 2024.


Andamento das obras


O novo campus da FURG-SLS está sendo edificado às margens da RS-265, em trecho situado entre a zona urbana e o trevo da BR-116. A previsão é que o primeiro pavilhão de salas de aula seja concluído ainda em 2023, com início da ocupação em 2024.

Os recursos que estão sendo buscados são para viabilizar a construção das demais edificações necessárias para o atendimento pleno da comunidade acadêmica, como o prédio de laboratórios de ensino, a Casa do Estudante Universitário (CEU) e o Restaurante Universitário (RU).







bottom of page