top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp
  • letter
  • Localização

Resquícios de nós…

  • Foto do escritor: Jefferson Dieckmann
    Jefferson Dieckmann
  • 5 de mai.
  • 2 min de leitura

Durante a nossa vida neste plano, desenvolvemos diversas atividades e, consequentemente, vamos deixando vestígios. Adquirimos roupas, móveis, objetos em geral e vamos assim espalhando as nossas pegadas por este mundo afora. Tenho pensado muito no “depois de nós”. O que acontecerá com tudo o que deixarmos por aqui?



Tenho observado situações em que ocorrendo a morte dos membros mais antigos da família, seus objetos são repartidos, doados ou vendidos. Até mesmo as casas onde se construiu toda uma vida, por vezes é trocada por dinheiro. Creio ser até algo natural, mas me gera reflexão. Após a partida, normalmente nossas roupas são doadas para pessoas que necessitam e que possuem o mesmo manequim que nós. Me vem à mente outras coisas, que normalmente as pessoas não lembram. Ficam neste mundo as nossas assinaturas, oficiais, únicas, que serviram para firmar compromissos, oficializar contratos e nos representar perante a sociedade. Estas, jamais serão reproduzidas por outras mãos. Serão eternamente únicas. Outra coisa: o que serão feitos dos nossos livros? Todos aqueles exemplares que adquirimos ou ganhamos, obras dos nossos autores preferidos e que nos conduziram a inúmeras viagens imaginárias, para onde irão? Alguém notará as anotações que fizemos nessas obras? Será dado o mesmo valor aos trechos dos quais tanto gostamos e que chegamos a sublinhar?


Creio que a nós autores, é dada uma chance de uma certa permanência na memória ou em estacionarmos em alguma estante das pessoas. Temos a oportunidade de deixarmos nossas criações encadernadas e sendo lidas, mesmo que esporadicamente, por alguém. Me parece ser uma espécie de consolo póstumo.


Sabemos que após a morte física, ninguém precisa de vestes, objetos e demais bens matérias adquiridos durante a existência terrena. O que deve prevalecer são as boas lembranças, os atos e atitudes praticados durante a vida, embora saibamos que por muitas vezes é mais fácil fecharmos os olhos ao invés de auxiliar ou apoiar alguém que necessite.

Acho, e espero, que ainda seja prematuro ter esse tipo de pensamentos para o pós-morte. Mas conduzirmos a caminhada terrena para que construamos um legado digno de lembrança, é salutar. Pode ser um bom passaporte para uma eternidade bonita, que esperamos que demore a chegar.

Commenti


RECEBA AS NOSSAS ÚLTIMAS NOVIDADES NO TEU E-MAIL!

© 2008-2025 Agencia Yaih 

Obrigado por nos enviar

bottom of page