top of page
  • Raquel Nogueira

POR QUE PAGAR EM DINHEIRO É MAIS DIFÍCIL QUE COM CARTÃO?

Texto de Raquel Nogueira- Economista


Entenda como seu comportamento pode afetar o seu bolso.


Você sabia que a forma como realizamos os pagamentos influencia diretamente no quanto consumimos e no grau de endividamento a que estamos sujeitos?


Isso acontece por causa da Dor de Pagamento, mas o que isso quer dizer afinal?


Em 1998, Drazen Prelec e George Loewnstein publicaram uma pesquisa sobre a dor do pagamento. Segundo o estudo, antecipar o uso do produto antes do final do seu pagamento gera ao consumidor a sensação de benefício, visto que estará usufruindo da compra antes que a dor da conta seja sentida.


Falando de maneira simplificada a dor do pagamento é menor quando existe um gap de tempo entre o consumo do bem e o pagamento.


O jeito que você paga suas despesas e compras tornam a “dor” mais ou menos sentida. Por exemplo, efetuar pagamentos em dinheiro ou cheque tende a ser mais “dolorido” para o consumidor do que pagar com cartão de crédito.


Por isso que muitas pessoas assustam a ver quanto deu a fatura do cartão de crédito no final do mês, por que a “dor” não é sentida na compra.

Uma boa dica para quem está endividado ou precisa economizar é estabelecer o quanto vai gastar em cada tipo de despesa e separar em envelopes o valor usando assim em dinheiro somente o valor estipulado.






Agora, se você precisa de uma ajuda extra para organizar as finanças participe da nossa consultoria financeira. Saiba mais pelo WhatsApp (65) 999930995 ou Instagram @encheobolso.










bottom of page