top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

ENTREVISTA COM A NUTRICIONISTA DÉBORAH DE FREITAS

Atualizado: 3 de jul. de 2023

Yaih pessoal, tudo bem com vocês? O inverno chegou e junto com ele vem aquela vontade de ingerir comidas mais calóricas ou gordurosas, não é mesmo? Pensando nisso, a Yaih convidou a nutricionista Deborah de Freitas, uma profissional com 19 anos de experiência na área, especialista em Nutrição Clínica Comportamental e Terapia Ortomolecular. Ela separou um tempo para conversar com a Yaih e compartilhar dicas importantes sobre hábitos alimentares e cuidados que farão toda a diferença para a sua saúde.




PRINCIPAIS ERROS NO INVERNO


"No inverno, devido ao ambiente mais frio, as pessoas tendem a ter necessidade de ingerir comidas mais calóricas... há uma busca por compensação" [...]


Déborah explica um erro comum cometido por muitas pessoas no inverno em relação a sua alimentação:


"[..] As pessoas consomem alimentos muito pesados, gordurosos ou exageram nos doces em um curto período de tempo e depois se arrependem. Elas decidem diminuir a ingestão posteriormente, mas essa mudança brusca na rotina é interpretada pelo corpo como uma ameaça, fazendo-o gastar menos calorias. Isso pode levar a dificuldades em emagrecer.[..] "



CAFÉ COM AÇÚCAR X CAFÉ SEM AÇÚCAR


O uso do açúcar sempre foi alvo de muitas discussões, mas usar ou não usar tem muita diferença?


"[..]A diferença entre adicionar açúcar ou não está relacionada às calorias. O açúcar contém sacarose, que se transforma facilmente em glicose, passando para a corrente sanguínea e estimulando a liberação de insulina pelo pâncreas. Se a pessoa fizer uma refeição posteriormente, serão armazenadas as calorias da refeição realizada próximo ao horário da liberação de insulina em função do estímulo do café adoçado[..]



AÇÚCAR NORMAL X AÇÚCAR MASCAVO


Segundo a nutricionista, não há diferença significativa de calorias entre os dois tipos de açúcar, apenas em termos de nutrientes devido ao processamento diferenciado. O açúcar mascavo, por ser menos refinado, possui mais ferro, cálcio e outros nutrientes benéficos à saúde. É uma opção mais interessante em termos de valor nutricional. No entanto, pessoas diabéticas devem evitar o consumo de qualquer tipo de açúcar.





ADOÇANTES, AJUDAM OU ATRAPALHAM?


Ao substituir o açúcar por adoçantes, é importante ter cuidado. Déborah explica que, no caso dos adoçantes comuns encontrados em supermercados, apenas três ou quatro gotas são necessárias para obter uma sensação equivalente a duas colheres de açúcar (em média). É um erro comum não prestar atenção à quantidade necessária e exagerar na quantidade de adoçante adicionado. O estímulo constante e exagerado à produção de insulina pode levar a problemas de saúde e até mesmo ser pior do que consumir açúcar em si. A sugestão da profissional é utilizar adoçantes naturais, sempre com responsabilidade quanto à dose.


BOMBONS DIET E LIGHT


"[...] No caso dos bombons diet e light, é importante prestar atenção à composição pois ao remover o açúcar, alguns fabricantes utilizam gordura hidrogenada, que é prejudicial à saúde.[..] [..] Quanto ao chocolate diet, ele é elaborado com a falta de algum nutriente específico, como açúcar, sal ou sódio. Já os chocolates light possuem redução de pelo menos 25% do teor de calorias em comparação ao chocolate normal.[..] Uma opção mais saudável é o chocolate meio amargo.[..]"


BONS ALIMENTOS PARA O INVERNO


Uma das principais recomendações da Déborah para este inverno são os grãos; " [..] A preferência é sempre pelo que for mais integral, incluindo pães e biscoitos, dentro das condições da pessoa, claro[..] [..] Além disso, é importante aumentar o consumo de alimentos antioxidantes, como frutas vermelhas (morango, ameixa, cereja) e frutas cítricas (laranja, bergamota, limão), pois elas são ricas em vitamina C. A ingestão moderada de alimentos ricos em zinco, como carnes, também é fundamental."







- Yaih pessoal, curtiram essas dicas? Alimentação é um coisa muito importante e ela pode pautar todo um estilo de vida! A Yaih agradece a disponibilidade da Deborah em nos visitar e informar a galera.










ATENÇÃO

As informações e opiniões expressas nesta entrevista são de total responsabilidade do entrevistado. A Agência Yaih fornece apenas um espaço para compartilhamento de ideias e não se responsabiliza pelo conteúdo falado ou transmitido. Entendemos que a comunicação é uma ferramenta fundamental para promover debates e divulgar informações relevantes, porém, ressaltamos que as opiniões aqui apresentadas são pessoais e não necessariamente refletem o posicionamento da Agência Yaih.

bottom of page