top of page
  • Coopar/Pomerano

COOPAR/POMERANO EM VIAGEM TÉCNICA AOS EUA

Texto escrito por Estevão Kunde e Diego Maas- Coopar/Pomerano




Por Estevão Kunde



Estevão Kunde

Esta viagem foi disponibilizada pela Select Sires, empresa parceira da COOPAR, a qual possui sua sede em Ohio – EUA, de onde distribui doses de sêmen bovino para o mundo todo. Tivemos a oportunidade de conhecer a sede, a qual comporta o alojamento dos touros, a central de coleta de sêmen, laboratório e seu novo centro de distribuição, o qual distribui cerca de 33 milhões de doses de sêmen por ano.

Além do estado de Ohio, conhecemos o estado de Kentucky – EUA, onde estivemos presentes na NAILE - North American International Livestock Exposition – em Louisville. Uma exposição com julgamento de animais das raças jersey e holandes, de excelente conformação genética.

Também tivemos o privilégio de visitar algumas propriedades leiteiras, onde foi muito perceptível ver o padrão genético dos animais, oferta abundante de alimentos e um nível de organização e gerenciamento muito elevado. Todas propriedades visitadas possuíam os animais estabulados em sistema de Free Stall ou Compost Barn, o que auxilia na otimização do desempenho produtivo e conforto térmico (o inverno possui temperaturas negativas e neve).


Como as vacas são mantidas estabuladas, possuem uma grande variedade de alimentos armazenados, tais como silagem de milho, feno de gramíneas e alfafa, além de milho em grão. Em geral, todas as propriedades possuem silos para o armazenamento de grãos destinados ao consumo. Esses alimentos apresentam alta digestibilidade, o que permite um amplo consumo e eficiente conversão.

Os plantéis possuem grande padronização, o critério de seleção é muito rígido, com ênfase para sólidos totais e saúde, pois recebem por kg de sólidos totais. É comum os rebanhos da raça holandesa apresentarem cerca de 5,5% de gordura e na raça jersey 6,5%. Mesmo assim as vacas produzem muito leite, é comum animais com cerca de 15 mil litros por lactação/305dias.

Por fim, é importante mencionar o trabalho das propriedades na venda de embriões de animais diferenciados, bem como a venda de bezerros machos genotipados. A Select Sires é uma central que compra essa genética, possuindo atualmente cerca de 500 touros em coleta, e é uma cooperativa que possui cerca de 40 mil sócios.

Obrigado Select Sires e COOPAR.


Por Diego Masss

Representamos a cooperativa Coopar/Pomerano em uma viagem técnica focada em melhoramento genético de bovinos de leite nos Estados Unidos, nos estados de Kentucky e Ohio, organizada pela Select Sires.


Diego Maas

Primeiramente gostaria de fazer um agradecimento pela oportunidade que a COOPAR e a Select Sires nos deram de estar agregando conhecimento técnico para nós para repassarmos para os nossos produtores de leite.

Entre alguns pontos que podemos destacar durante a viagem, vimos de perto a genética que está sendo utilizada lá e que buscamos aplicar aos nossos produtores associados da cooperativa aqui, por meio do nosso programa de melhoramento genético. Percebemos que estamos no rumo certo de tornar os animais funcionais e produtivos para assim as propriedades se tornarem mais lucrativas.

A qualidade genética dos animais impressiona pelo forte critério de seleção e pelos dados que são obtidos ao longo da lactação, animais altamente produtivos, altos índices de sólidos (gordura e proteína), além de serem muito funcionais e com ótimos sistemas mamários. Importante destacar que, além da genética, o foco das propriedades é na produção de alimento para os animais, no armazenamento de silagem de milho em quantidade e qualidade, produzido e estocado.

As visitas foram realizadas em fazendas de gado Holandês e Jersey, nos estados de Kentucky e Ohio. Propriedades que, além da produção de leite, também tem uma parceria com a Select Sires, onde os machos que serão disponibilizados para a central de coleta de sêmen e depois ofertados para os produtores/clientes.













Siga a Coopar/Pomerano no Instagram!



bottom of page