top of page
  • Coopar/Pomerano

VIAGEM TÉCNICA À ARGENTINA

Texto escrito por Télcio Schneid Tejada,

Supervisor de qualidade e produção na Coopar/Pomerano


A Cooperativa Coopar/Pomerano foi representada por membros da Indústria do Leite em uma viagem técnica láctea para a região de Córdoba, Argentina, onde foram visitadas diversas fábricas com distintos processos de fabricação e tecnologia. A viagem foi organizada pelo grupo APIL (Associação das Pequenas e Médias Industriais de Laticínios do Rio Grande do Sul), em parceria e condução do Portal Lechero do Uruguai, que já organizou vários intercâmbios.

A província de Córdoba oferece a oportunidade de conhecer laticínios de todos os portes. Visitamos a cidade de Villa Maria, onde nos hospedamos e conhecemos laticínios em povoados próximos. Villa Maria está situada a 500 km de Buenos Aires e a 150 km de Córdoba, capital da Província, que é o coração leiteiro da Argentina.

As visitas incluíram laticínios com variedades de produtos (queijos de diversos tipos, cremes, leite, iogurte, doce de leite e alfajor), tecnologias variadas, sistemas de trabalho diversos e tambores robotizados. A viagem proporcionou um encontro com empresários lácteos da APYMEL (Associação das Pequenas e Médias Indústrias Lácteas da Argentina).

Uma das visitas foi à empresa familiar Cremac, que possui um sistema automatizado na linha de produção de queijo e está instalando um sistema de secagem de soro. Ela também possui 3 tambores leiteiros robotizados, dos quais visitamos um com alta produtividade e profissionalização na cadeia produtiva como um todo.

Na Tonadita, que é uma empresa que recebe apenas creme de leite de outras fábricas, ela processa o produto principalmente em manteiga, produzindo um produto de primeira qualidade em um sistema altamente moderno, com seu sistema de produção e estocagem totalmente robotizado.

Participamos de um evento de degustação de diversos queijos em uma "Carta Guiada de Queijos", onde contamos com a apresentação e harmonização instruída e comentada por um especialista na área com mais de 20 anos de experiência.


Visitamos o laticínio "Capilla del Señor" que produz diferentes tipos de queijos e tem três qualidades a destacar: sua gestão inovadora do desenvolvimento humano com ferramentas de coaching e liderança, sua gestão ambiental e o desenvolvimento de produtos saudáveis (como queijo que ajuda a reduzir o colesterol) de um trabalho conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia Industrial Argentino.

Visitamos a "Escuela Superior de Lecheria" e sua Fábrica Escola, onde a APIL firmou contrato de parceria e troca de experiências, e a qual a Pomerano já recebeu estagiário oriundo da escola em outra oportunidade.

Conhecemos uma empresa distribuidora de culturas lácteas e ingredientes diversos, onde fazem formulações especiais de acordo com a necessidade do cliente.

Trocamos experiências com pessoal da APYMEL, onde possuem um centro logístico integrado para diversas fábricas da Associação. Visitamos as instalações robotizadas de armazenagem e distribuição do grupo, onde trabalham para minimizar custos, integrar processos e agilizar a entrega.


Conhecemos a Empresa Lácteos Premium, com alguns diferenciais de produção interessantes, e ainda a Empresa Queijos Especiais, onde possuem um processo extremamente controlado para queijos artesanais, sendo um processo muito manual com produtos tradicionais de altíssima qualidade.

Visitamos a Cooperativa de Arroyo Cabral, onde conhecemos o processo como um todo, aproximando-se muito do sistema de trabalho cooperativista, sendo uma referência na região com a proximidade de produtores, e seus produtos diferenciados pela diversidade e acompanhados de alta qualidade.


Na foto: A esquerda, Andriel Mendes Alves ( de rosa) e na ponta oposta a placa, Telcio Schneid Tejada


Ainda conhecemos o Laticínio Punta Del Água, referência nacional como um dos maiores laticínios da Argentina, beneficiando mais de 1 milhão e 300 mil litros diários, com um sistema altamente tecnificado e robotizado, sendo líder de vendas do tipo de queijo mais consumido na Argentina. Foram dias de muito conhecimento...






Siga a Coopar/Pomerano no Instagram!














bottom of page