top of page
  • Caminho Pomerano

UMA DATA INESQUECÍVEL PARA A COMUNIDADE POMERANA DE SÃO LOURENÇO DO SUL E REGIÃO




Na última quinta-feira (18), comemorou-se os 166 anos da chegada dos primeiros 88 imigrantes Alemães/Pomeranos na região denominada de Colônia de São Lourenço, atualmente município.


Neste contexto histórico cabe destacar que o processo de ocupação das terras denominadas de Serra dos Tapes, teve inicio com a chegada dos primeiros imigrantes Alemães/Pomeranos em 18 de janeiro de 1858, estes e outros imigrantes que chegaram à Colônia de São Lourenço adquiriam terras devolutas (picadas com vegetação fechada) do empresário Jacob Rheingantz que junto com o português, José de Oliveira Guimarães planejaram a formação da referida colônia, sob coordenação de Rheingantz.


O trajeto até o Brasil era longo e “após uma viagem de mais de dois meses, iniciada em 31 de outubro de 1857, confinados a um restrito espaço e sujeitos às variações climáticas, a bordo do brigue holandês Twee Vrieden, ou seja, Dois amigos, comandado pelo capitão W. Nordhoek chegaram os primeiros imigrantes” (COSTA et al., 2008).


Conforme registros históricos a chegada aconteceu na cidade de Rio Grande, em 15 de janeiro de 1858, e direcionados a Colônia de São Lourenço, em 18 de janeiro de 1858, onde cada família trouxe poucas bagagens, sua língua pátria, hábitos, costumes, histórias orais e muitos sonhos de uma vida nova.


Os primeiros tempos na colônia não foram fáceis, abrir picadas, preparar o solo para cultivo, organizar os animais, abrigos e enfrentar doenças, animais peçonhentos e o clima da região. Com essas condições, algumas famílias não aguentaram, migraram para outras partes do estado, mas muitos descendentes de pomeranos, que tinham habilidades com a terra e o cultivo, transformaram a colônia de São Lourenço em uma potência exportadora de batata inglesa a partir de 1862.


Com isso a colônia se fortaleceu escoando a produção agrícola através do grande potencial hidrográfico que une o Rio São Lourenço com a Lagoa/Laguna dos Patos, onde o trânsito de veleiros era constante, criando assim uma verdadeira área comercial às margens do rio. Tudo isso aliado com a marcante diversidade étnica cultural, formaram anos depois em 1884, o município de São Lourenço do Sul.

Nesse apanhado histórico, poderia trazer a luz, inúmeras considerações, mas cabe aqui registrar essa importante data histórica, que deve ser lembrada pela comunidade local, autoridades e a região, pois através desse povo, na região denominada Serra dos Tapes surgiu uma pujante colônia agrícola, e atualmente com inúmeros potenciais, na cadeia produtiva, industrial, comercial, turística e cultural.











Siga o Caminho Pomerano no Instagram!










Comments


bottom of page