top of page
  • Jefferson Dieckmann

TURQUIA, MÁGICA E ÚNICA!



Há um ano atrás, estávamos em viagem de dois meses pela bela e intrigante Turquia, um país único! Relembro aqui, um pouco da experiência única que vivemos.


Turquia, pura magia. Confesso que eu jamais me imaginei na Turquia. Se não fosse numa viagem para ver os filhos, creio que não estaríamos aqui. Mas, estando, aprendemos a conhecer o país, sua rica história, sua culinária e o seu povo. Fizemos amizades; levaremos e creio que deixaremos saudades. Embora exista a grande dificuldade do idioma, os olhares , gestos e sorrisos sempre arranjam uma forma de comunicação. Seja a jovem simpática e sorridente que nos atendeu por vários dias no café, seja um dos proprietários do restaurante que, entre sorrisos e gentilezas, nos oferecia chá e doces turcos como cortesia, e até nos chamava de “best friends”, o povo turco tem o seu encanto e simpatia.


Creio ser, também, um povo sofrido, pois os terríveis terremotos são aqui uma ameaça constante e palpável, sendo a preocupação com a segurança e a manutenção da vida, uma constante. Visitamos construções históricas, aprendemos os seus primórdios e seguimos os costumes do povo daqui; estivemos no meio da neve no pico de uma montanha, onde deixamos um boneco, alvo e com braços de gravetos, testemunha da nossa passagem por lá. Estivemos bem próximos de terremotos. Foram dias intensos, de convivência, de vivências e muito aprendizado. Confesso que saio daqui muito satisfeito por levar um pouco desse povo que atende bem, é muito bom comerciante e que sorri, ao mesmo tempo que se espanta ao nos ouvir falando português. Embora poucos tenham tido a oportunidade de por lá estar, gostam muito do nosso Brasil. Tomara que com a nossa presença por aqui, tenhamos contribuído um pouco para que a amizade entre os nossos países, se torne ainda maior.


Çok teşekkürler Türkiye! Muito obrigado, Turquia!

Körfez, Turquia - janeiro e fevereiro de 2023









Siga Jefferson Dieckmann no Instagram!

bottom of page