top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

SEXAGEM FETAL: TUDO SOBRE O EXAME QUE IDENTIFICA O SEXO DO BEBÊ

Texto de Susane Iuppen


A sexagem fetal é um exame capaz de identificar logo nas primeiras semanas de gestação se o bebê é menino ou menina. No Laboratório Bioexato é possível realizar o exame para saber o sexo do bebê com excelência e segurança. Entenda mais sobre o exame e tire suas principais dúvidas.


COMO É FEITO O EXAME DE SEXAGEM FETAL?


O exame de sexagem fetal é feito através de uma coleta simples do sangue. A amostra é analisada por meio de biologia molecular, para identificar o sexo do bebê. A presença cromossomo Y na amostra indica a probabilidade de 99% do feto ser masculino. No caso da ausência do cromossomo Y, o resultado indica a gravidez de uma menina.


PRÉ-REQUISITOS E SEMANAS DE GRAVIDEZ:


É recomendado realizar o exame após a 8ª semana de gestação. Não é necessário fazer jejum para a realização do exame.


PREPARO:


Não é necessário nenhum preparo prévio. Só trazer documento de identidade com foto.


CONTRAINDICAÇÕES:


O exame não possui contraindicações e pode ser realizado por qualquer gestante.


TEMPO DE DURAÇÃO:


O tempo de duração varia de 5 a 10 minutos para coletar o sangue.


COMO O EXAME FUNCIONA EM UMA GRAVIDEZ DE GÊMEOS?


Em caso de gestação de gêmeos, ainda é possível realizar o exame de sexagem fetal. Se a gestação for gemelar bivitelina, que é quando há a formação de duas placentas, o resultado pode ser parcial, ou seja, não é sempre que dá para saber o sexo de ambos os bebês. Se o exame mostrar a presença do cromossomo Y, significa que pelo menos um dos bebês é do sexo masculino. Se não mostrar o cromossomo Y, significa que ambos os bebês são do sexo feminino. Quando a gestação é univitelina, onde os bebês dividem a mesma placenta, o resultado significa que é o mesmo sexo para ambos os fetos.


O EXAME DE SEXAGEM FETAL É SEGURO?


Sim, o exame não apresenta nenhum risco para a mãe ou para o feto.


QUAL A MARGEM DE ERRO DA SEXAGEM FETAL?


A margem de erro é baixíssima e o exame tem praticamente 100% de chance de apresentar o resultado correto se feito a partir da 8ª semana de gestação.






Siga o Laboratório BioExato no Instagram!



bottom of page