Romilda Elvira Grimm Hax: 85 anos de história, tradição e dedicação
- Guerda Maria Kuhn
- 17 de fev.
- 1 min de leitura
Romilda Elvira Grimm Hax de origem alemã-pomerana filha de Hugo e Elvira Grimm é natural de Prado Novo (São Lourenço do Sul). Muito nova afastou-se dos pais para estudar na Escola do Professor Rodolfo Berch em Boa Vista, quando morou com familiares e teve experiência de trabalhar com comércio. Casou-se com Arnaldo Hax, teve duas filhas, Márcia e Maristela. O casal foi produtor de batatas e todas as atividades rurais inclusive tambo de leite. Aos poucos começou a comercializar produtos coloniais como linguiça, cuca e chimias com apoio da Emater. Agricultora, cozinheira, costureira, doceira e tantos outros atributos. Atualmente dedica-se a produção do Peito de ganso defumado, iguaria de origem alemã atualmente pouco encontrada. Trabalhou muito pela comunidade; costurou muitos vestidos de noiva e preparou enormes bolos de noivas, ensinou um grupo de senhoras a costurar.
Romilda participou da OASE da comunidade Luterana – IECLB do Três de Maio de São Lourenço do Sul e também cantava no grupo de cantos da OASE tendo por liderança a regente Guerda Maria Kuhn.
Romilda adora cantar.
Atualmente participa da OASE da Comunidade Três de Julho em Prado Novo.
Passou por graves problemas de saúde, mas nunca esmoreceu.
Conta com uma equipe empenhada e dedicada ao trabalho.
No dia 17 fevereiro completa 85 anos de vida e uns 45 foram dedicados à Feira Grimm Hax, que se tornou ponto de chegada de lourencianos e turistas todos os sábados na praça central.
Comments