top of page
  • Jefferson Dieckmann

POR QUE HÁ TANTOS CONFLITOS?



Desde os primórdios, a espécie humana manteve brigas entre tribos, fosse por caça, pelo uso de uma caverna para se abrigar ou pelo domínio de algum território. Nos dias de hoje, em um mundo moderno, tecnologicamente evoluído e com todas as fronteiras definidas, realmente haveriam motivos para que povos lutem entre si? Em pleno 2023, basta ligarmos a televisão para assistirmos bombardeios, destruição de cidades e rompimento proposital de barragens com o objetivo de inundar áreas “inimigas”.


As pessoas são mortas como se isso fosse algo normal, corriqueiro. Muitas vezes, essas ondas de destruição e mortes são provocados apenas pelo sonho de poder de algum líder megalomaníaco. E por medo de um conflito ainda maior, outros países não interferem ou se limitam a enviar mais armas para que os contendores continuem a luta. Nós já não estaríamos em uma época onde todos os povos pudessem viver em paz, respeitando suas fronteiras, costumes e hábitos? Toda a tecnologia existente não poderia ser utilizada apenas para a evolução pacífica da humanidade, combatendo enfermidades, ao invés do povo vizinho? Já é hora de pensarmos nisso. Ainda é tempo, apesar de toda a destruição, mortes e injustiças provocadas pela vontade de poucos, em detrimento ao direito de viver de muitos.





Jefferson Dieckmann

Escritor, poeta e ativista cultural. Cinco livros próprios, uma centena de antologias poéticas e vasta obra na Web. SLS - RS & CWB - PR - Brasil.


Siga o Jefferson no Instagram









Comments


bottom of page