top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

ORGANIZAÇÃO É ALIADA AO APRENDIZADO

Fé na organização




Desde crianças nos “obrigam” a sermos organizados: “guarde este brinquedo de onde você tirou”, “arrume a cama”, “tem tema para fazer”. Nesse tempo, nós não gostávamos de sermos cobrados. Mas, agora, percebemos como eram importantes essas regras.


Na escola, é preciso que haja essa preocupação, de todos. Do professor, que organiza diversas propostas, entre planejamento e avaliação, para que os alunos possam aprender. Das equipes diretivas, que organizam a escola da maneira mais confortável, viabilizando situações de trocas. Dos pais, que cobram de seus filhos que estudem e oferecem tudo para que se promova a aprendizagem.


Agora, é preciso que nossos estudantes também sigam nesses passos. Que eles possam ser atuantes e protagonistas das suas vidas. E um dos fatores principais é organizar-se. Saber dividir o tempo, que muitas vezes é complicado, pois a escola compete com tecnologias e jogos tentadores.


Mas, posso dizer que muitos dos meus alunos estão preocupados com o desenvolvimento de suas tarefas. Porém, este quesito precisa ser levado em conta em casa também. Separar um pouco do tempo para revisar, reler as atividades, refazer, verificar onde errou também nos levam a excelentes aprendizagens. Não dá para estudar somente antes das provas.

Desse modo, a organização nos ajuda em todos os setores da vida. Até eu, que me considerava uma pessoa em “desordem total”, consegui evoluir, acredito que nossos alunos são capazes de melhorar seu desempenho e aprender de forma objetiva e eficaz. Para isso, devem contar com a nossa ajuda, que, a princípio, já aprendemos, com muito esforço, que sem se organizar não alcançamos os objetivos.

bottom of page