O clima eleitoral se acirra em São Lourenço do Sul com a proximidade do dia 6 de outubro. Com pouco mais de 43 mil habitantes, o Município tem cinco candidatos concorrendo ao cargo máximo do Poder Executivo – Adrean Peglow, Dari Pagel, Mahmoud Amer “Turco”, Rodrigo Uarth e Zelmute Marten. A Yaih foi atrás para descobrir o que cada candidato pensa, de acordo com o seu Plano de Governo sobre os temas: saúde, educação, desenvolvimento econômico e estradas.
Nos próximos quatro dias, vamos abordar cada tema, iniciando pela saúde. As informações sobre os Planos de Governo dos candidatos foram adquiridas através do site oficial TSE, que divulga as contas, informações e propostas dos candidatos. Os Planos de Governo consultados para esta matéria foram incluídos pelos candidatos no ato de registro de candidatura.
Adrean Peglow (Federação PSDB CIDADANIA (PSDB/CIDADANIA) 45)
Na área da saúde, o Candidato Adrean Peglow (Federação PSDB Cidadania 45) pretende reformular o agendamento de consultas e exames, permitindo que o munícipe consulte, pelo número do Cartão SUS, sua posição na lista de espera. Também promete atualizar a lista de medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal e nas UBSs. Na saúde básica, pretende implantar canal de comunicação via WhastApp, entre os usuários e as equipes das UBSs, o Transporte de Saúde e a Secretaria de Saúde.
Outras pautas levantadas pelo candidato são a criação do Programa Saúde na Escola, com visita de agentes de saúde nas escolas; a implantação de Pronto Atendimento pelo SUS 24h no Hospital São João da Reserva; e a disponibilização de soro antiofídico em São Lourenço do Sul. Além disso, promete também mais diálogo com a Santa Casa e o resgate do CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, que se encontra atualmente em reformas para reabertura em espaço central na Avenida Marechal Floriano.
Fonte: DivulgaCand – Plano de Governo.
Dari Pagel (Juntos por São Lourenço do Sul – PP, PODE, PSD 11)
O Candidato Dari Pagel (Juntos por São Lourenço do Sul – PP, PODE, PSD 11) promete cumprir os princípios básicos do SUS e a ampliação de atendimento (mas não diz em que esfera, se em horário de atendimento ou número de profissionais). Assim como Peglow (45), Pagel promete criar um Pronto Atendimento 24h pelo SUS no Hospital São João da Reserva. Ele também pretende contratar serviços especializados em diversas áreas, retomando os atendimentos em oftalmologia. Pagel ainda promete diminuir o tempo de espera nas filas para consultas e exames, mas não revela como pretende chegar a este objetivo.
Ainda sobre exames e atendimentos de baixa complexidade no município, o candidato da Coligação Juntos por São Lourenço do Sul deseja disponibilizar exames laboratoriais no interior do município e livre demanda de consultas nas UBSs e Policlínica, bem como o aumento da oferta de exames como endoscopias, raio-x e ultrassom. O diálogo também é pauta de Pagel, que pretende manter boa relação com os dois hospitais de São Lourenço do Sul. Ele ainda pretende ampliar o atendimento de fisioterapeutas, médicos e dentistas até às 22 horas de segunda a sexta-feira e realizar modificação no atendimento a idosos, com atendimento domiciliar, quando necessário.
Assim como o candidato Adrean Peglow (45), Pagel também pretende fazer melhorias no Centro de Especialidades Odontológicas e ampliar a relação de medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal.
Fonte: DivulgaCand – Plano de Governo.
Mahmoud Amer “Turco” (PL 22)
O Plano de Governo do candidato Mahmoud Amer “Turco” (PL 22) apresenta duas propostas abordando a saúde. A primeira citada é a criação do Programa Nutricionista da Família, porém não são abordados detalhes do funcionamento ou benefícios do programa para a comunidade. A outra proposta é a modernização de instalações e procedimentos de saúde, citando também a prevenção e integração dos serviços de saúde. Amer cita a integração das UPAs do município com os hospitais, porém o município não conta com nenhuma UPA, serviço que foca em atendimentos de complexidade intermediária. Através destas medidas o candidato promete economia de recursos e melhor atendimento aos lourencianos.
Fonte: DivulgaCand – Plano de Governo.
Rodrigo Uarth (Coligação PDT e União Brasil 12)
Em seu Plano de Governo, o candidato Rodrigo Uarth (Coligação PDT e União Brasil 12) promete investir em políticas públicas que integrem e fortaleçam a Policlínica, a Santa Casa, as UBSs e os CAPS. Promete também serviços mais humanizados e ágeis, investindo em saúde preventiva e criação de novos serviços em saúde. Uarth ainda deseja investir em uma nova frota de transporte para maior agilidade e conforto dos usuários.
Fonte: DivulgaCand – Plano de Governo.
Zelmute Marten (Federação BRASIL DA ESPERANÇA - FE BRASIL (PT/PC do B/PV) 13)
O candidato Zelmute Marten (Federação BRASIL DA ESPERANÇA - FE BRASIL(PT/PC do B/PV) 13) traz em seu Plano de Governo, assim como Peglow (45) e Pagel (11) a proposta de atualização da lista de medicamentos fornecidos pelo Município, o retorno do Centro de Especialidades Odontológicas e a implantação do Pronto Socorro 24h do SUS no Hospital São João da Reserva. Marten também pretende regularizar o Sistema de Informação utilizado, retomar o NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família e realizar levantamento acerca da necessidade de ampliação de equipes em ESFs.
O candidato promete incluir em seu governo as Terapias Integrativas e Complementares (TICs), a revisão da logística de vacinações, a reativação do Primeira Infância Melhor (PIM), a rearticulação da RAPS, a criação de uma Central de Compras da Secretaria de Saúde, recomposição de equipes de manutenção da Secretaria e revitalização das UBSs e construção de um Residencial Terapêutico no Município. Além disso, também propõe mudanças no funcionamento do Conselho Municipal de Saúde e retomada dos Conselhos Gestores, além de mudanças administrativas na SMS.
Assim como os candidatos Adrean (45), Dari (11) e Rodrigo (12), Zelmute pretende aumentar o número de serviços ou especialidades oferecidas no município. Outra proposta que se repete entre o candidato do PT e o candidato do PDT, Rodrigo Uarth (12), é a de recomposição da frota de veículos da Secretaria Municipal de Saúde.
Assim como todos os candidatos, Marten deseja manter uma relação de diálogo com a Santa Casa, mas ao contrário de Adrean Peglow (45), Dari Pagel (11) e Rodrigo Uarthe (12), no Plano de Governo do petista é citado o fechamento da Policlínica e retorno das atividades para a Santa Casa de Misericórdia.
Fonte: DivulgaCand – Plano de Governo.
Cada candidato ao Poder Executivo propõe diferentes estratégias e soluções para os desafios enfrentados pela população, com foco na modernização dos serviços, melhorias no atendimento e ampliação da oferta de medicamentos e especialidades. Apesar de algumas propostas serem comuns, como o Pronto Atendimento 24h e o reforço da Farmácia Municipal, a diversidade de abordagens reflete diferentes visões sobre a gestão da saúde pública no município. Com o debate eleitoral em pleno desenvolvimento, os eleitores terão a oportunidade de avaliar qual candidato está mais alinhado com suas expectativas para o futuro da cidade.
A Yaih reforça a importância do voto consciente e do exercício da democracia. Cabe ao cidadão se informar e tirar todas as suas dúvidas com os seus candidatos.
Yaih, o que você acha?
Comments