O progresso e a depressão…
- Jefferson Dieckmann
- 7 de abr.
- 2 min de leitura
As energias renováveis são, sem dúvidas, soluções cada vez mais urgentes e necessárias para um desenvolvimento mais sustentável do planeta, auxiliando assim a preservação da natureza e do meio ambiente. Uma dessas energias renováveis mais baratas e práticas é a eólica.

A energia eólica aproveita a força dos ventos para gerar eletricidade. É considerada uma energia limpa, pois não emite poluentes na atmosfera. Trata-se hoje de uma das fontes
mais importantes do sistema elétrico brasileiro. O Brasil tem um grande potencial para a geração de energia eólica, principalmente na região Nordeste. Mas, apesar de todas as vantagens, está surgindo um problema muito sério para a população que vive nas proximidades dessas turbinas movidas por grandes hélices. O ruído gerado por esses equipamentos, que é contínuo, está afetando a qualidade de vida das pessoas e dos animais que vivem em suas proximidades.
Por ouvirem o ruído diuturnamente, são registrados muitos casos de depressão e ansiedade entre os sertanejos, levando as pessoas cada vez mais buscarem médicos e medicamentos. Um outro grave fenômeno está ocorrendo entre os animais que, além do ruído, estão constantemente vendo a sombra das grandes hélices passarem por sobre suas cabeças. As vacas, por exemplo, estão diminuindo drasticamente a sua produção de leite. Os porcos, de tão estressados estão se matando entre si, em um claro sinal de desespero. As ovelhas e cabras ou estão abortando ou abandonando os filhotes ao nascer.
Neste nosso mundo novo, além de pensarmos em novas tecnologias, também é preciso que as adequemos à nossa vida cotidiana, sem que causem prejuízos. Está criada aí uma nova discussão; criar as novas tecnologias para o nosso benefício, sem que isso venha a afetar a qualidade de um tipo de vida já existente. Que o novo, nessa transição energética, não atrapalhe o antigo. A convivência harmoniosa e pacífica é a melhor saída. Que bons ventos nos tragam a solução.
Comentarios