Afinal, quem faz parte do Agronegócio? Partimos da origem do conceito de Agronegócio.
Negócio é um termo originário do latim, que significa “negação do ócio”. Refere-se, portanto, a toda atividade que resulte em produção de bens ou serviços para atender aos desejos e necessidade de quem a executa ou de outrem. Envolve o uso de trabalho e capital para atingir esses fins.
Foto de Serkan Gönültaş
Agronegócios são todos os negócios que devem sua existência à Agricultura no sentido amplo – significando o uso econômico dos recursos naturais orgânicos – animais e vegetais fundados no solo e no clima. Ou seja, Agricultura neste sentido amplo, envolve atividades agrícolas, pecuárias, florestais, de pesca, agroindústria (de insumos e processamento) e agrosserviços (logísticos, comerciais, profissionais de consultoria, financiamento, etc.).
Desta forma, pequenos produtores, que compram insumos, vendem matérias-primas e/ou processam em agroindústrias familiares - todos são parte fundamental do agronegócio brasileiro.
Portanto, não é o produto, nem a tecnologia, tampouco o "tamanho" que determina quem vai sobreviver do agronegócio, mas sim a eficiência nas suas atividades.
Siga a Agregar Consultoria no Instagram: https://instagram.com/agregarconsultoria.sw
Comentários