top of page
  • Agência Yaih

O 8º CAMPEONATO MUNICIPAL E OS DEZ ANOS DE COBERTURAS LITORAL ESPORTES

Atualizado: 22 de dez. de 2023




Por: Airton Fernando Iepsen

Fotos: Gilmar Majada

Especial Litoral Esportes



Campeonato Municipal



Domingo dia 17 de dezembro de 2023 aconteceu a rodada final do 8º Campeonato Municipal de Futebol de São Lourenço do Sul. E pelo terceiro ano consecutivo a decisão aconteceu no interior do município. E pela primeira vez na localidade de Cantagalo, no 7º distrito do município. Estavam em jogo os títulos na categoria veteranos e na categoria livre, esta já com seu jogo de volta, sendo que na categoria veteranos o título seria decidido em jogo único. Os adversários na categoria veteranos para a decisão eram duas equipes do interior: Esporte Clube Boa Vista localizado no 6º distrito, e o Harmonia Futebol Clube oriundo do 4º distrito. Duas equipes com boas campanhas e que conquistaram suas vagas na final de forma diferente.



O Esporte Clube Boa Vista se credenciou ao vencer a equipe do Santa Teresa Futebol Clube por 2 x 0 no tempo normal. Aliás, a equipe grená foi a única a chegar à decisão de forma invicta. Abaixo a equipe do E. C. Boa Vista por ocasião da decisão.




Já a equipe do Harmonia Futebol Clube precisou das penalidades máximas para chegar à final. Após um empate em 1 x 1 contra o Esporte Clube São Lourenço, a equipe do 4º distrito venceu por 5 x 3 nos pênaltis.


Sob um calor fortíssimo, marcado para as 14h30, iniciou o jogo onde as ações de ataque mais agudas foram sempre por parte dos atacantes do E. C. Boa Vista, especialmente pelo seu lado esquerdo onde Marquinhos, Joninhas e Éder Cabelo criavam boas opções para conclusão. E que acabaram em um gol praticamente na metade do primeiro tempo. Cruzamento de Marquinhos e Joninhas nem precisou pular para fazer de cabeça. Na volta da hidratação, falta na intermediária e um golaço de Marquinhos. E assim terminou o primeiro tempo com 2 x 0 para o E. C. Boa Vista.


No retorno do segundo tempo o Harmonia F. C. voltou dando pressão e tentando descontar para voltar ao jogo. Mas em função disso acabou cedendo espaço para os contra-ataques do E. C. Boa Vista. Em um lançamento, Éder Cabelo venceu o zagueiro na corrida, driblou o goleiro Ivan e marcou um golaço. Era o 3 x 0. E em novo contra-ataque caberia ao goleador do campeonato Batista anotar o 4 x 0. Título com goleada. No final Miguel, em chute de fora da área ainda descontou. O destaque da partida, escolhido pela interação do canal Litoral Esportes no YouTube foi Marquinhos, o capitão do E. C. Boa Vista.


E em seguida a grande decisão na categoria livre. O terceiro título disputado entre as equipes do Grêmio Esportivo Lourenciano e o Esporte Clube Cantagalo com ampla vantagem da equipe da cidade, que em cinco partidas vencera quatro e empatara uma, estando assim invicta. E jogando na casa do adversário com uma grande vantagem construída em casa, ao vencer por 2 x 0. E podendo assim se sagrar campeão, aliás, tri campeão até com a derrota por um gol de diferença.



Grêmio Esportivo Lourenciano

Esporte Clube Cantagalo


A partida começou como já se esperava, com tomada de iniciativa e pressão do time da casa que precisava reverter um resultado de dois gols de diferença. Contando com o apoio dos dois laterais que se juntavam os meias Nicolas e Nalbert e utilizando de velocidade para tentar jogadas de cruzamento ou arremates de fora da área. Porém exceto alguns arremates de longe e muito alto somente um lance que levou perigo com um arremate do lateral Édico e um vacilo do goleiro Vágner. A melhor chance do primeiro tempo inclusive foi gremista, quando Tarifa apareceu livre na frente do goleiro James que evitou o gol em uma saída arrojada.


O segundo tempo começou como o primeiro. E. C. Cantagalo em cima, tentando a abertura do marcador. Mas que se deparou com um sistema defensivo bem postado, armado pelo treinador Maurício Fagundes. O centroavante Fábio Alemão não conseguia vantagem sobre a implacável dupla de zaga azul, Cabeção e Gabriel.


Com o E. C. Cantagalo se abrindo, se atirando ao ataque, o Grêmio encontrou espaços e criou as melhores chances do jogo, com Tarifa. Que parou nas mãos do goleiro James em duas defesas milagrosas, e o desperdício, chutando por cima, quando apareceu livre na área pequena. Além disso, outra chance com Dudu que chutou no travessão. A melhor chance do Cantagalo foi com Tiago Lilge que chutou por cima da goleira de Vágner. Com o time esgotado em um gramado pesado, já no final dos acréscimos Nalbert faria o gol único da partida para o E. C. Cantagalo ao aproveitar rebote do goleiro Vágner. Mas não daria mais tempo para a reação. Final de partida com o Grêmio Esportivo Lourenciano se sagrando tri campeão. O destaque do jogo sacramentado pela audiência Litoral esportes no YouTube foi o goleiro James do Esporte Clube Cantagalo, ao fazer pelo menos três grandes defesas em ataques de Tarifa.



Grêmio Esportivo Lourenciano. Tri-campeão Municipal De Futebol (2014/2015/2023)

Resultados Finais


1° Divisão 2023, Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria de Desporto.


Campeão: GRÊMIO ESPORTIVO LOURENCIANO


Vice-Campeão: ESPORTE CLUBE CANTA GALO


Goleador: Luís Fernando Junior (Esporte Clube São Lourenço)


Goleiro Menos Vazado: Vagner Lüdtke (Grêmio Esportivo Lourenciano)


Atleta Revelação: Nalbert Soares (Esporte Clube Canta Galo)


Melhor Treinador: Maurício Fagundes (Grêmio Esportivo Lourenciano)


Craque do Campeonato: Wellington Costa - Cabeção (Grêmio Esportivo Lourenciano)


Categoria Veteranos


Campeão: ESPORTE CLUBE BOA VISTA

Vice-Campeão: HARMONIA FC


Goleador: Paulo Osório (Esporte Clube Boa Vista)


Goleiro Menos Vazado: Edson Santos (Esporte Clube São Lourenço)




10 anos de Cobertura Litoral Esportes


Festa no gramado. E comemoração fora dele. A equipe de esportes da rádio Litoral Sul 104.3 completou nesse ano dez anos transmitindo futebol. Que começou lá no ano de 2013, com as primeiras transmissões de partidas do primeiro campeonato municipal organizado pela Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul gestão José Daniel Raupp Martins/Gilmar Lüdtke e com o comando da Coordenadoria do Desporte de Renato Brächer.


O único componente da equipe que esteve em todas as edições foi o narrador, jornalista Diego Winter de Freitas, hoje identificado como a voz do futebol em São Lourenço do Sul.


Diego lembra que nos primeiros anos de transmissão nos jogos na cidade era utilizada aquela velha linha telefônica para proporcionar uma qualidade de estúdio. Já no interior era usado um chip de internet para permitir a transmissão, via estúdio onde era distribuído.


Já nos tempos mais modernos foram importantes sujeitos nas transmissões, as empresas Leo´s Informática e Rural Net, as quais foram pioneiras e ajudaram nessa história que já dura uma década. Aliás, justiça se faça, empresas que até hoje são protagonistas nas transmissões esportivas do agora canal Litoral Esportes no YouTube, propiciando a transmissão não somente de áudio mas também de vídeo.


Dessa maneira, a importância de ressaltar o protagonismo e também a atuação com função social das transmissões. Litoral Esportes já esteve transmitindo ao vivo fora do município de São Lourenço do Sul. Transmitindo competições nos municípios de Turuçu, Arroio do Padre. Nas localidades de Harmonia, Cantagalo, Boa Vista, Picada Sabão, Santa Teresa, Boa Vista, São João da Reserva, Coqueiro, Rincão dos Azevedos, zona urbana de São Lourenço do Sul, entre outras. Em todas elas um trabalho de responsabilidade, de respeito, de isenção, entregando um produto de qualidade. E muitas vezes enfrentando sérias limitações, seja na questão de sinal de internet, falta de energia elétrico e eventos climáticos.


Nós poderíamos acrescentar dezenas de imagens com atores desta equipe vitoriosa. Com pessoas que lutaram, deixaram suas famílias em casa para, muitas vezes sair ao meio dia e retornar no fim da madrugada do dia seguinte. Que se entregaram, tiveram persistência e que hoje olhando para trás se orgulham de ter chegado e colocado um nome que hoje é sinônimo de transmissão de futebol em São Lourenço. Parabéns aos envolvidos!





Galeria de fotos:



















bottom of page