top of page
  • Susane Iuppen

IMUNIDADE E EXERCÍCIOS FÍSICOS


Texto de Susane Iuppen - Farmacêutica Bioquímica e responsável pelo Lab. Bio Exato-

para a edição 148 da Revista Yaih


Quer um sistema imunológico reforçado para evitar desgastes e resfriados? Então, mexa-se! Exercício físico e imunidade estão diretamente ligados, uma vez que a atividade física é fundamental para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, do sistema imunológico.

Toda execução de um exercício gera uma inflamação no corpo. Isso pode até parecer ruim, mas não é. “Esse estresse faz com que o corpo perceba esse estímulo e crie as respostas anti-inflamatórias necessárias para a sua recuperação, o que, consequentemente, reforça o seu sistema imunológico.”

Exercício físico e imunidade: por onde começar?


Para começar, vá aos poucos. Você não precisa de grandes mudanças na rotina para ter uma vida mais saudável e um sistema imunológico mais forte. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a prática de atividade física leve ou moderada por, pelo menos, 150 minutos semanais. Pode até parecer um número distante, mas estamos falando de, aproximadamente, 20 minutos por dia.

Coloque os treinos na sua rotina


Embora pequenas mudanças ajudem o sistema imunológico, uma rotina de treinos vai garantir uma resposta ainda melhor do organismo. “O exercício físico, por ser algo estruturado e planejado, consegue dar a posologia adequada para que você estimule de forma mais eficiente as respostas imunológicas”.

Acompanhamento profissional


Mesmo sabendo desses benefícios, contar com o suporte de um profissional de educação física é essencial. Afinal, ele poderá direcionar os seus esforços e garantir o tempo suficiente de recuperação entre um treino e outro para que você tenha a resposta imunológica que precisa. “Se uma pessoa sedentária começa um treinamento muito intenso sem o devido tempo de descanso, ela pode ter um efeito contrário ao desejado”

Exercício físico e imunidade: um efeito cascata


Se você começa a se exercitar e nota uma melhora na disposição e na qualidade do seu sono, o seu sistema imunológico já apresenta melhoras. “O sono está diretamente relacionado à organização da resposta imunológica. Todos os ganhos e respostas do seu corpo acontecem durante o sono. Nesse momento, você guarda, produz e restaura tudo o que ‘estressou’ ao longo do dia”.





Siga o Laboratório BioExato no Instagram!











bottom of page