top of page
  • Blog Yaih2

EXAME TOXICOLÓGICO – CNH

Texto de Susane Specht Iuppen,

responsável técnica do Laboratório Bio Exato


PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES:


Quem precisa fazer exame toxicológico 2023? A mudança altera o artigo 148-A do Código Brasileiro de Trânsito e estabelece a obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E, com idade inferior a 70 anos.


Como fica o exame toxicológico com a nova lei? Foi publicada no Diário Oficial da União, a Lei 14.599/23, que, entre outras mudanças, inicia nova contagem de prazo para a obrigatoriedade de exame toxicológico de motoristas a cada 2 anos e 6 meses a partir da obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E.


O que acontece se eu não renovar o exame toxicológico? De acordo com a Lei Federal nº 14.599/23, o motorista será autuado caso deixe de realizar o Exame Toxicológico Periódico (Exame a cada 2 anos e 6 meses) recebendo as seguintes penalizações: Infração gravíssima, gerando 7 pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação


Qual material é coletado para realização do exame toxicológico de Larga Janela de detecção? A dosagem é realizada a partir de amostras de pelos corporais ou cabelos.


O que o Exame Toxicológico detecta? O Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção identifica o uso de substâncias psicoativas por um período de mínimo de 90 dias e a coleta de pelos corporais abrange uma janela de detecção automática de 180 dias. Ele revela hábitos e costumes do indivíduo, inclusive se houve uso de substância psicoativa nesse período


Quais substâncias o exame identifica? O exame só vai pesquisar as drogas solicitadas pela legislação, que são:


Fatores que não interferem no resultado do exame toxicológico? Tinturas, shampoos, cremes, gel, spray, fixadores e processos de química para alisamento.



Realize o EXAME TOXICOLÓGICO conosco, não é necessário agendamento, coleta de segunda a sexta das 7:00h as 12:00h e das 13:30h as 17:30h e também nas nossas filiais em Turuçu e Boa Vista. Venha até o BIOEXATO, TOXICOLÓGICO É AQUI!!





Siga a BioExato no Instagram!











bottom of page