top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

ENTREVISTA COM RENAN HARTWIG, PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE SLS

A Yaih busca se aproximar dos interesses de seus leitores e da comunidade lourenciana através da comunicação e da informação. A pedidos do público, trouxemos um representante do poder público para conversar sobre a cidade, o poder legislativo e a nossa amada São Lourenço Do Sul.


Renan Geppert Hartwig, vereador e presidente da Câmara De Vereadores de São Lourenço Do Sul se disponibilizou e concedeu uma entrevista para a Yaih, respondendo tudo aquilo que o pessoal tem curiosidade!






Renan em sua posse como Presidente da Câmara em 26/12/2022

Renan, o que te motivou para entrar na vida política?


A política sempre despertou minha curiosidade e até um sonho de criança, sempre gostei de política, sempre entendi que com a política conseguimos construir uma cidade melhor e melhorar a vida das pessoas.




Você já foi assessor da Câmara, trabalhou no executivo e agora cumpre o papel de vereador, como vereador, como tu enxerga a comunicação do executivo e do legislativo já que você esteve nos 2 papéis?


Avalio que já melhorou bastante, atualmente executivo e legislativo dispõem de uma boa comunicação, apesar das diferenças e ideologias partidárias. Quando existe determinada ação em prol da comunidade, há uma boa relação entre estes do poderes, por exemplo: “a segurança nas Escolas Municipais”, assunto tratado na sessão do dia 11 de abril de 2023. Os poderes devem ser independentes, mas harmônicos, por esse motivo é fundamental uma boa relação e diálogo entre legislativo e executivo.



Como você enxerga o desafio de estar à frente da câmara de vereadores?


Todo desafio é um aprendizado, também uma oportunidade de crescimento, este é um grande desafio e de muita responsabilidade por ser um dos Presidentes mais jovens a comandar os trabalhos da Casa, com certeza é uma ótima oportunidade de mostrar meu trabalho e adquirir experiência.



Existem pautas que estão sempre em alta com a população como o já conhecido aumento do imposto, reclamações de falta da estruturação das estradas do interior, falta de iluminação pública, etc. Como presidente da Câmara, como tu enxerga uma solução para esses problemas? Como a Câmara poderia ajudar para solucionar esses problemas?


A Câmara como órgão fiscalizador e os Vereadores seus representantes, tem o dever de formar este elo entre a comunidade e o executivo, sempre lutando pelas melhorias no Município. A Câmara não tem poder de resolver diretamente as demandas, mas tem o poder e a obrigação de cobrar do executivo onde estão sendo aplicados os recursos arrecadados através dos impostos e as verbas disponibilizadas para o Município.

A câmara tem ajudado e muito o executivo na aprovação de projetos, na aprovação de financiamentos e no aumento de receita para o município.



O que tu achas do cenário das próximas eleições municipais, acha que SLS tem bons nomes?


Neste momento ainda vejo um cenário indefinido para próxima eleição municipal, mas as movimentações e conversas entre alguns partidos com o mesmo pensamento ideológico e de governança já estão ocorrendo, acredito que na eleição do ano que vem não terá tantos candidatos a prefeito como teve na ultima eleição. Sim, acho que temos bons nomes

tanto dentro da política quanto fora dela para se colocar a disposição na

próxima eleição.


O que tu pretende fazer para marcar a tua gestão na tua passagem como presidente da Câmara?


Conduzir os trabalhos de maneira justa e igualitária, dar a possibilidade e condição para que os colegas vereadores e servidores possam prestar e atender de melhor maneira a comunidade. Tenho muitos objetivos e pouco tempo para colocá–los em prática, mas já estão em andamento, tais como, o projeto de minha autoria “Vereador Mirim” nas Escolas da Rede Municipal; Realizar o projeto de construção do novo prédio da Câmara de Vereadores; Aproximar mais a Casa Legislativa das Pessoas e levantar debates sobre assuntos importantes que impactam a vida dos Lourencianos como Saúde, segurança nas escolas, melhor prestação de serviços da Ceee Equatorial, entre outros que já vem acontecendo na Câmara.


Sessão ordinária presidida por Renan

Para finalizar, você pretende ser prefeito um dia?


Procuro viver um dia de cada vez, hoje não penso nessa possibilidade e não tenho essa pretensão. Mas o futuro a Deus pertence.





A Yaih fica muito feliz de ter conversado e conhecido um pouco sobre um representante do município, agradecemos a atenção e a disponibilidade do Renan em nos recepcionar.




E você caro leitor? Gostou da entrevista?

Se você tem uma história bacana, conhece alguém show de bola ou ficou sabendo de um projeto interessante...Manda pra gente!


Temos nosso WhatsApp (53) 3251-5995


bottom of page