top of page
  • Yaih

Documentário “Entrelaçadas” aborda o papel do artesanato para mulheres lourencianas

A produção foi aprovada pela Lei Paulo Gustavo e o lançamento está previsto para ocorrer até dezembro de 2024


O documentário “Entrelaçadas” está em fase final de produção. O projeto é proposto pela jornalista Gabriela Schmalfuss Borges e foi aprovado no edital 2023 da Lei Paulo Gustavo em São Lourenço do Sul.


A partir de entrevistas com artesãs lourencianas, a produção audiovisual abordará o papel ocupado pelo artesanato em suas vidas, focando em diferentes modos de fazer (crochê, tricô, bordado, etc) por meio de linhas tramadas, entrelaçadas, ponto após ponto.

O título é uma analogia tanto para a trama dos fios, como para o que acontece entre cada uma dessas laçadas, considerando os fios que sustentam o feminino.


A premissa do documentário se justifica pela importância econômica, social e cultural do artesanato, especialmente na vida das mulheres.

Repassado por gerações, o fazer artesanal carrega memórias e valoriza saberes.

Também abre espaço para formação de redes de apoio femininas, essenciais no combate às diversas formas de violência sofrida por mulheres; e estimula o protagonismo feminino na busca por espaço e reconhecimento.


Além de Gabriela, integram a equipe o produtor cultural Pedro Henrique Farina Soares e a jornalista Pricilla Farina Soares. A produção conta com o apoio da loja de aviamentos Baratão Lãs e Linhas para a sua realização.


O documentário está sendo editado e a previsão é que o lançamento ocorra até dezembro de 2024. Após sua finalização, será disponibilizado gratuitamente nas plataformas digitais do coletivo de comunicação Vozes em Movimento.


O Vozes em Movimento atua desde 2015 em São Lourenço do Sul na produção e divulgação de conteúdo de caráter independente.

O grupo já promoveu eventos culturais como cines-debate, rodas de conversa e saraus temáticos.



































Comments


bottom of page