Texto escrito por Susane Iuppen- Responsável Técnica do Laboratório BioExato.
A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
O movimento Dezembro Vermelho objetiva, ainda, conscientizar a todos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.A transmissão de uma IST pode ocorrer verticalmente,ou seja, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação, quando medidas de prevenção não são realizadas. De maneira menos comum, também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.
As ISTs podem se manifestar por meio de feridas, corrimento e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de línguas. Aparecem, principalmente, no órgão genital, mas podem surgir em outras partes do corpo, como palmas das mãos, olhos e língua.
Herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C, infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV), são alguns tipos de ISTs.
Prevenção: O uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas asrelações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar atransmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/Aids edas hepatites virais B e C.
Lembre-se: “Seu melhor investimento é em sua saúde”, cuide-se,imunize-se, realize seus exames regularmente. Venha até uma de nossasunidades Bioexato – estamos prontos para atender você e sua família.
Siga o Laboratório BioExato no Instagram!
Comments