top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

COOPAR/POMERANO: AGRICULTURA E INOVAÇÃO EM SÃO LOURENÇO DO SUL



Com foco em resultados e no desenvolvimento, os agricultores rurais do interior do município dedicaram um grande esforço durante a última safra de soja. Enfrentando os desafios do cultivo de grãos devido às instabilidades climáticas, conforme relatado pelo técnico em agropecuária da Coopar/Pomerano, Cleber Treichel, o maior obstáculo foram as chuvas excessivas nos meses de outubro, novembro e dezembro. Com esse cenário desafiador e em meio a muita perseverança, os produtores rurais conseguiram alcançar uma produtividade que ficou em torno de 20% do esperado.



Para a próxima safra, as expectativas são moderadas. A quebra de produtividade da soja e os preços baixos no mercado preocupam os produtores, tanto eles quanto a Coopar buscam maneiras de enfrentar esses desafios. Consequentemente, é prevista uma redução na plantação de soja e uma baixa demanda por insumos agrícolas.


Em termos de infraestrutura, a Coopar Pomerano mantém sua alta capacidade de armazenagem de grãos. Em São Lourenço do Sul, a cooperativa conta com silos com capacidade de armazenamento de 90 mil sacos de soja em Pedrinhas, 100 mil sacos de soja na unidade da localidade de Boa Vista, e 140 mil sacos de soja na localidade de Picada Esperança. Em Pelotas, a unidade de Py Crespo possui capacidade de armazenamento de aproximadamente 30 mil sacos de soja.



Um dos destaques da Coopar/Pomerano neste ano foi a 2º edição do Dia de Campo, evento que teve como objetivo promover a troca de conhecimento e experiências entre os produtores e empresas. Este ano, o evento contou com a participação de diversas empresas do setor agrícola, tanto do RS quanto de outros estados, proporcionando aos produtores acesso a informações, novas práticas agrícolas e inovações em produtos.



No ramo da soja, a Coopar contou com a parceria da empresa Sementes Tormenta e a Sementes Cerquinha em estandes de exposição de produtos e fornecimento de informações. Já no segmento do milho, a presença da empresa Diamaju e Agroceres também se destacou com estandes e informações fornecidas. Além disso, o evento contou com a participação da empresa Forquimica, sediada no Paraná, especializada em produtos para nutrição vegetal e tecnologia de aplicação, fundamentais para mitigar a deriva e proporcionar orientações sobre o momento ideal de aplicação. A Syngenta também marcou presença, abordando temas como o manejo de fungicidas, inseticidas, tratamento de sementes e sua relevância para os agricultores.



O técnico Cleber Treichel comentou sobre a importância do evento: "Foi o segundo ano que a Coopar realizou o dia de campo. Ampliamos o evento com mais parcerias, o que trouxe resultados muito positivos. Foi possível adquirir novos aprendizados e conhecer inovações."



A Coopar Pomerano continua a ser uma referência na região, comprometida com o desenvolvimento e o progresso da agricultura familiar. Mantendo seu compromisso com a comunidade e a inovação, a cooperativa está preparada para enfrentar os desafios futuros e aproveitar as oportunidades que surgirem.







Siga a Coopar/Pomerano no Instagram!










Commentaires


bottom of page