top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

ASMR : O QUE SÃO ESSES BARULHOS?






Sem sono? Conheça o ASMR!



A falta de sono é um problema que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, muitas


vezes com rotinas intensas que envolvem trabalho, estudos e demandas caseiras se torna difícil encostar a cabeça no travesseiro e relaxar para dormir, não é mesmo?! Nos últimos anos se tornou popular uma modalidade de vídeos que possuem um objetivo simples: Provocar relaxamento e sono. O ASMR pode parecer esquisito para quem não conhece, afinal, o que são esses vídeos de pessoas sussurrando e batucando coisas que aparecem volta e meia na sua timeline?


O que é?

O ASMR (Resposta Sensorial Meridional Autônoma) é um fenômeno no Youtube, com vídeos que chegam na casa dos milhões de visualizações. O ASMR é atribuído a sensações prazerosas, na maioria das vezes é sentido um formigamento ou arrepio, que costuma ser provocado por estímulos visuais ou auditivos nos vídeos.



Como funciona?



O apresentador de um vídeo de ASMR geralmente fica em frente a câmera, juntamente com

um microfone especial e pode estimular o ouvinte com uma voz baixa ou até sussurrada, fazendo movimentos delicados como folhear páginas ou abrir embalagens.

Há vários tipos de vídeo ASMR, um dos mais populares é o “roleplay”, que simula situações da vida cotidiana onde o apresentador conversa com você com voz e movimentos suaves, passando a sensação de cuidado. Há também os vídeos que envolvem mastigação de alimentos, corte de sabonetes e outros objetos, vídeos de organização e de movimentos firmes (como batucar com as unhas os objetos, por exemplo). Além da insônia muitas pessoas utilizam vídeos de ASMR para estudar ou para diminuir a ansiedade, o intuito sempre é diminuir a agitação do corpo e acalmar a mente.

Atualmente, o maior canal de ASMR do Brasil é o Sweet Carol, com mais de 2 milhões de inscritos, apresentado pela paulista Carolina Rossi.



Todo mundo dorme?



Como nada nesse mundo serve para todo mundo, a resposta é não.

Cada pessoa reage a esse método de um jeito diferente. Muitos sentem o formigamento e o relaxamento mental, muitos “sortudos” alcançam tamanho relaxamento que dormem (é o caso da autora desse texto) e, existem as pessoas que não sentem nada. Além de não sentir nada, os barulhos ou as palavras sussurradas baixo podem causar incômodo ou irritação.

Apesar de não possuir uma validação científica, o ASMR vem ajudando milhões de pessoas a relaxar e a dormirem melhor ao redor do mundo. Se você ainda não conhecia essa técnica, de uma espiada! Quem sabe você encontra um meio de te ajudar a dormir melhor?!




Exemplos de vídeo ASMR, do canal brasileiro Sweet Carol, um dos maiores canais de asmr do mundo

Comentarios


bottom of page