A chegada do bebê é um momento único na vida da mulher; é tempo de mudanças, não apenas físicas, mas emocionais. É tempo de preparação para receber o bebê com todo amor e cuidado exigidos. Parte fundamental desse processo, a amamentação requer muita atenção e, por esse motivo, ainda gera dúvidas, especialmente para as mamães de primeira viagem.
Posso afirmar que a amamentação tem dois pilares: um baseado no afetivo, que é a relação entre mãe e filho; e outro baseado na informação. Com a junção desses dois pilares, é possível conseguir um ganho enorme na amamentação.
Se você, mamãe, tiver informações seguras e adequadas, não tem porque se sentir insegura sobre como agir e sobre a sua capacidade de suprir as necessidades nutritivas de seu filho.
A recomendação é que nos primeiros seis meses de vida, a criança seja alimentada exclusivamente com leite materno, sem a necessidade de nenhum outro complemento.
Considerado o alimento mais completo em nutrientes, o leite materno, sozinho, é responsável pela hidratação do bebê, ganho de peso e anticorpos, garantindo que ele cresça e se desenvolva de maneira saudável. O ideal é que a amamentação se prolongue até os dois anos de idade ou mais. Contudo, a partir dos seis meses, já é possível introduzir alimentos complementares.
Os ganhos com a amamentação não se limitam à criança, mas se aplicam também à mãe. São ganhos a longo prazo, tais como prevenção de doenças crônicas e autoimunes, além de diminuir as chances de depressão pós-parto.
A amamentação pode ajudar a reduzir o risco de o bebê desenvolver alergias, obesidade, além de doenças graves, como hipertensão e diabetes, infecções respiratórias, como pneumonia, entre outras. E não para por aí: a saúde bucal também é beneficiada, ao receber amamentação exclusiva tem menos chance de desenvolver cáries no futuro. O estabelecimento do laço afetivo entre a mãe e o bebê é algo importantíssimo, promovendo completa sintonia e vínculo profundo.
Te auxilio na busca de todos esses benefícios, entre em contato.
53-98406-6285
Enfermeira Consultora Materno Infantil
Cleide Sievers
Siga a Mamys Consultoria no Instagram!
Comments