top of page
  • Rodrigo Seefeldt

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E O FORTALECIMENTO DAS COMUNIDADES




Nos debates que permeiam na sociedade, seja nas famílias, nas escolas, nas reuniões e no campo político partidário, o tema da educação é considerado como uma área que necessita de investimentos e de valorização.


Em todos os níveis do ensino público, infantil, fundamental, técnico, médio e superior é necessário a aplicação de recursos, reconhecimento e valorização dos profissionais que atuam na área da educação. Nos últimos anos a educação vem sofrendo com ataques, cortes de verbas e sucateamento.


Em décadas atrás, poucas pessoas tinham acesso ao ensino técnico ou superior como forma de buscar uma qualificação profissional e seguir estudando. A criação da Universidade Aberta do Brasil em 2005 buscou interiorizar a educação superior no país, possibilitando que através da educação a distancia (EAD), houvesse uma oferta de cursos em nível superior e técnico para todos públicos, da zona rural e urbana.


Seguindo a política de expansão do ensino superior, em 2010, foi criado no município de São Lourenço do Sul, o Polo de Apoio ao Ensino a Distancia - PAED, o qual através de parcerias com universidades públicas e institutos federais, oferece cursos de nível superior e técnico.


Nesse contexto, ingressei no curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER, através da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, buscando me qualificar para colaborar com minhas atividades de condutor local do roteiro de turismo rural Caminho Pomerano.


Nos quatro anos do curso, estudamos e debatemos os principais temas com base no contexto regional, estadual e focando nas experiências locais. Essa oportunidade de qualificação foi uma experiência única em minha vida, o qual me possibilitou através dos ensinamentos da universidade pública, fortalecer a atividade do turismo rural e auxiliar em outros temas emergentes.


As disciplinas, vivências, experiências e o aprendizado do PLAGEDER me abriram portas e janelas da imaginação ao mundo rural e contemporâneo. E através destes ensinamentos e troca de saberes me oportunizaram a desenvolver o RuralidadesSul que é uma ferramenta de informação interativa e que busca valorizar a cultura, história e o desenvolvimento rural.

Após a conclusão do curso seguimos a disposição para ajudar nossas comunidades rurais, na execução de políticas públicas, no fortalecimento da agricultura familiar, fomento do turismo rural, energias renováveis, agroecologia, pecuária, na preservação de hábitos e costumes das comunidades e no incentivo e fortalecimento da educação pública de qualidade e gratuita.


Cabe destacar o trabalho de todos agentes envolvidos em especial a Faculdade de Ciências Econômicas – UFRGS e a equipe de professores do PLAGEDER, e na expectativa de que mais edições do PLAGEDER sejam realizadas no PAED em São Lourenço do Sul.


“Educação pública e de qualidade, deve ser nossa meta enquanto sociedade, agora e para as próximas gerações”






Rodrigo Seefeldt é condutor local do Caminho Pomerano, Bacharel em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER - UFRGS), Fundador do RuralidadesSul e escritor integrante do CEL – Centro de Escritores Lourencianos





















Comments


bottom of page