5 Erros Comuns na Escovação das Crianças – Você comete algum deles?
- Estética Yaih
- 21 de mai.
- 2 min de leitura
Cuidar da saúde bucal de suas crianças vai muito além de um sorriso bonito, é cuidar também da saúde e bem estar. Com a correria do dia a dia é fácil cometer alguns deslizes na hora da escovação, e é por isso que o Dr. Lucas Sampaio do espaço Vita Sana Centro, listou os 5 erros mais comuns na escovação infantil afim de ajudar na saúde dos pequenos.

1. Usar muita pasta de dente
É comum pensar que quanto mais pasta, melhor será a limpeza. Mas esse é um engano!
A quantidade de creme dental deve ser controlada conforme a idade da criança:
Até 3 anos: o ideal é usar uma quantidade equivalente a um grão de arroz.
Acima de 3 anos: pode-se aumentar para o tamanho de um grão de ervilha.
O excesso de pasta pode causar ingestão desnecessária de flúor, que pode prejudicar a saúde bucal.
2. Deixar a criança escovar sozinha
É preciso estimular a autonomia das crianças para aprenderem, mas a supervisão é importante para que a escovação seja completa. Crianças de até 7 anos não tem coordenação suficiente e necessária para uma escovação eficaz. Por isso, é ideal que adultos façam o acompanhamento.
3. Escovar com pressa
Nada de fazer a escovação com pressa, uma boa escovação leva pelo menos 2 minutos para garantir que todas as áreas da boca sejam limpas de forma adequada. Uma dica é usar musicas divertidas, brincadeiras de contagem enquanto os pequenos escovam seus dentes.
4. Esquecer de escovar a língua
A língua também precisa de atenção, ela acumula restos de alimentos e bactérias que podem causar mau hálito e outros problemas. Ensine sua criança com delicadeza a escovar a língua, tornando parte da rotina de higiene.
5. Pular a escovação antes de dormir
A escovação da noite é a mais importante, ela não pode faltar. Durante o sono, a saliva diminui e favorece o surgimento de cáries e outros problemas. Então escovar bem os dentes antes de dormir é fundamental para manter a boca protegida.
Comments