top of page
  • Ághata Ramos, Agência Yaih

34° SÜDOKTOBERFEST - MUITA FESTA E ALEGRIA EM SÃO LOURENÇO DO SUL



Há mais de 30 anos, a Südoktoberfest conquistou seu lugar na cultura e segue conquistando o coração de milhares de pessoas na região Sul do estado. Mas não é apenas o tamanho que se torna especial; é a maneira como ela preserva e difunde a cultura e os costumes dos imigrantes, tudo com a alegria característica das festas germânicas.

A programação da Südoktoberfest está repleta de atrações imperdíveis. Os bailes com chopp e pratos típicos no jantar e café colonial prometem atrair milhares de visitantes além de diversos shows musicais.


A diversão continua com jogos germânicos, apresentações de danças e corais encantadores que completam a programação. As ruas da cidade irão ganhar vida com um grande desfile temático que compartilha a alegria da festa alemã com todos.

O Südoktoberfest oferece muito mais do que apenas comida e dança. Há concursos das cortes adultas e mirins, além de um desafio único: o concurso de chopp a metro. E para os amantes do Schafskopf, um jogo de cartas típico dos imigrantes, o evento sediará o Encontro Nacional de Jogadores de Schafskopf.


E a grandiosidade da Südoktoberfest não para por aí! A festa ostenta números impressionantes, como o maior desfile de rua entre todas as Oktoberfests do Brasil, com mais de 2,5 km de extensão, e o maior consumo per capita de chopp entre festas semelhantes no país.


Em 2022, a festa recebeu um merecido reconhecimento como de Relevante Interesse Cultural do Rio Grande do Sul, com aprovação unânime pela Assembléia Legislativa Gaúcha, e agora faz parte do calendário oficial de eventos do Estado.


Neste ano de 2023, foi assinada a lei que declara a festa Südoktoberfest como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de São Lourenço Do Sul. Previsto no Plano Municipal de Cultura foi através do conselho que o projeto foi enviado ao legislativo, que aprovou e o executivo sancionou a lei n° 4195.


Uma característica fundamental do Südoktoberfest é o voluntariado. O grupo de danças folclóricas alemãs Sonnenschein, responsável pela organização do evento, é composto por centenas de voluntários apaixonados. Atualmente, a festa é considerada a maior celebração de voluntariado da metade Sul do Rio Grande do Sul. Esses membros dedicados, incluindo ex-integrantes, familiares e amigos, trabalham incansavelmente para garantir que os visitantes tenham a melhor experiência possível.


A 34ª Südoktoberfest está marcada para acontecer entre os dias 08 e 15 de outubro de 2023, após uma edição histórica de retomada em 2022, que atraiu mais de 30 mil pessoas para o parque da festa.



40 ANOS SONNENSCHEIN- DEDICAÇÃO E CELEBRAÇÃO DAS TRADIÇÕES GERMÂNICAS

Ex- presidentes do Sonnenchein reunidos na galeria dos ex-presidentes



Em outubro, a cidade vira festa com a Südoktoberfest, mas também vamos homenagear um pilar essencial dessa festividade: o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein. Este ano, o Sonnenschein celebra 40 anos de dedicação à preservação e à celebração das tradições germânicas.


Ao longo desses anos, o Sonnenschein desempenhou um papel fundamental na organização da Südoktoberfest, tornando-se essencial para a realização deste grande evento. Para comemorar essa trajetória marcante, reunimos relatos de cinco ex-presidentes do grupo, que compartilharam o que a Südoktoberfest representa para eles!

Amilton Bosenbecker

Eu sendo um dos fundadores do Sonnenschein, e também um dos idealizadores da Sudoktoberfest, com muito orgulho, fui presidente do grupo por vários anos. Com certeza fácil nunca foi, pois sempre é muito difícil conseguir conciliar o trabalho, o estudo com o tempo que precisamos para organização de um evento deste porte.

Por motivos pessoais e profissionais precisei me mudar de São Lourenço, onde a distância não permitia que continuasse dançando e coordenando. Hoje, aposentado, estou revivendo, resgatando o que mais me fez feliz ,voltando a dançar no Sonnenschein e também coordenando toda decoração da Sudoktoberfest, além de ser responsável pelo Bierhaus do Sonnenschein, onde funcionará um restaurante com pratos típicos e chopps diferenciados…

A Südoktoberfest é minha paixão, minha realização.

É gratificante ver a força, a união e o amor que temos, seja pelos dançarinos, familiares e todos voluntários envolvidos.


Amilton Bosenbecker (ex presidente do Sonnenschein)




Sudoktoberfest

Seis pares com trajes típicos muito humildes, mas cheios de garra e amor às origens foram galgando o estrelato e passaram a enriquecer festas de outros municípios, até mesmo no exterior (Uruguai)

Veio, então, a ideia de se criar uma festa nossa.

Para a escolha do nome da festa procedeu-se do mesmo modo que o do Grupo Sonnenschein. Lançou-se na cidade o pedido de sugestão para o nome da festa. Oktoberfest do sul que evolui para SÜDOKTOBERFEST.

Assim estava consagrado o pleno sucesso do SONNENSCHEIN e sua festa, enriquecida, ano após ano, com detalhes provenientes de outras festas.

É um orgulho para todos nós lourencianos, assistir à ascensão desse grupo de jovens que com seus esforços e amor às suas origens, ultrapassaram dificuldades sempre com os espíritos voltados para o alto em direção a DEUS.


Soleny Heinden (ex presidente do Sonnenschein)



A Südoktoberfest é o grande desafio do Sonnenschein, e seríamos apenas mais um grupo folclórico, se não fosse por esse mega evento! A festa nos reúne, nos desacomoda, nos faz amadurecer, nos faz querer sempre olhar para o futuro e, ao mesmo tempo, para o passado, de onde vem essa cultura que amamos reverenciar, através de cada detalhe...

A Südoktoberfest é o ponto alto do nosso ano, e ela é a prova de que quando se faz com amor, os frutos desse trabalho voluntário maravilhoso, com tantos envolvidos e tanto envolvimento, vêm! A Südo significa trabalho, esforço, dedicação, abnegação, mas, sobretudo, amor pelo trabalho que o Sonnenschein faz e pelo que ele proporciona às pessoas. A festa é o que faz com que o grupo se mantenha firme no seu propósito, levando cultura e alegria para todos que comungam dos mesmos ideais.

Edna Bosenbecker (Atual presidente do Sonnenschein)

O que falar sobre a Südoktoberfest e Sonnenschein? Sou integrante do grupo desde 1990, passei alguns anos afastado, mas sempre participando e atento a tudo. No ano de 2011 retornei para o convívio e em 2015 assumi a presidência do Grupo e, consequentemente, da festa. A nossa família sempre viveu intensamente o grupo, tanto que sou casado com a Edna, meu eterno par e atual Presidente. Tive muitos desafios como presidente, inclusive no 1º ano, uma enchente fez com que a 28ª edição fosse transferida de local. Essa audácia de toda a diretoria, juntamente com os componentes, simpatizantes e voluntários, foi com certeza uma grande virada de chave para essa evolução crescente do Südoktoberfest, que agora está em sua primeira casa, a Associação Cultural Sete de Setembro.Me sinto muito feliz com tudo que a Sudoktoberfest representa para as pessoas e para manutenção da cultura em São Lourenço do Sul-RS.

Fabiano Bosenbecker (ex presidente do Sonnenschein)

Trabalho e Alegria! Essas são as duas palavras que resumem o meu sentimento em relação a Südoktoberfest. Faço parte do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein desde os 6 anos de idade e não consigo me imaginar indo à festa sem estar envolvido e trabalhando em prol desse evento. Mesmo nos anos em que morei fora da cidade, sempre procurei alguma forma de ajudar. É muito gratificante para mim sentir a alegria dos participantes e ver a proporção que a nossa querida festa tomou. Sem contar que o voluntariado me traz uma satisfação pessoal indescritível.

Hoje, minhas filhas já participam do Sonnenschein, e ver elas crescendo dentro de toda essa magia que envolve o Grupo é motivo de muito orgulho e satisfação para mim e para minha esposa.

Vida longa ao Sonnenschein e a Südoktoberfest!

Guilherme Kohn (ex presidente do Sonnenschein)










Comments


bottom of page